Ana Carolina Cole's profile

★ Menção Honrosa | Habitar a Quarentena

CONCURSO DE IDEIAS MINIMUM
HABITAR A QUARENTENA  

★ Menção Honrosa Concurso de Ideias Habitar a Quarentena por Minimum

ana carolina cole
2020


DIAGRAMA1: mudanças e novas relações espaciais
O CONCURSO

O Concurso de Ideias Habitar a Quarentena lançado pela Minimum (@minimum.poa) teve como objetivo que os participantes apresentassem um cenário em que sejam resolvidas as dificuldades descritas e que se valorize o que já é sinalizado como positivo no relato fictício fornecido. Devem ser apresentadas soluções para que o imóvel se torne capaz de suprir todas as necessidades com mais conforto e qualidade, levando em consideração possíveis futuras experiências de isolamento social.⠀⠀⠀

RELATO⠀⠀
⠀⠀
"Moramos minha companheira, meu filho, eu e nosso cachorro em um apartamento de 80m² com terraço. A quarentena mudou radicalmente nossa rotina e fez com que trouxéssemos as nossas atividades da rua para dentro de casa.
As aulas do meu filho foram suspensas na escola e substituídas por tarefas online. Sou psicóloga e sigo trabalhando, mas agora de casa. A Beca segue trabalhando na linha de frente e sai todos os dias para a sua jornada diária. O apartamento tem dois quartos, sendo que um deles é nossa suíte. Não temos escritório em casa, apenas uma escrivaninha no quarto do meu filho. Como meu trabalho exige privacidade, acabei me instalando lá para poder atender os pacientes ao longo do dia. E, por sua vez, o João está estudando e fazendo as aulas remotas na mesa do jantar. No início foi difícil ele ceder o espaço dele, mas não temos muita escolha.
Cada retorno da Beca para casa é uma função. Ela se preocupa muito em não trazer o vírus pra cá e trata de desinfetar tudo o que traz consigo (roupas, sapato e sacolas) logo na entrada. Como ela precisa sair para trabalhar, é ela quem faz as compras no mercado. O Doug, nosso cachorro, agora frequenta o terraço que temos para, também, fazer as suas necessidades. Assim diminuímos a quantidade de saídas, mas em compensação me traz mais trabalho – tenho lavado o piso quase todos os dias.
O terraço, que fica no recuo lateral do edifício, não é muito grande e não recebe muito sol, então não temos costume de ficar por ali. Já a sala é bastante iluminada e temos passado mais tempo nela. Sento numa poltrona perto da janela e aproveito pra ler, enquanto o meu filho prefere ver TV atirado no sofá. É na sala que temos feito um pouco de exercício, sempre incentivados pelo João. Colocamos uma musiquinha e ele comanda a sequência do treino, que é improvisado com corda e algumas garrafas. Só em tempos de pandemia para isso acontecer! 
Os jantares têm sido mais longos aqui em casa: nós duas preparamos a comida e o João, além de preparar a mesa, escolhe a sobremesa do dia. Geralmente quem cozinhava era eu e compartilhar esse espaço com eles tem me feito achar a cozinha pequena. Mas, adoro ter companhia.
Todas as adaptações necessárias para o período nos fazem perceber que com paciência e união conseguimos superar tudo. Ainda mais podendo estar em casa, tem coisa melhor?"

A PROPOSTA

A proposta para o concurso baseou-se em alterar as áreas comuns do apartamento, procurando adequá-las às necessidades relatadas pela moradora. Sendo assim, as principais ações foram integrar o espaço, antes fragmentado, sala-cozinha; e transformar a área de serviços em um escritório privativo - onde podem ser realizadas as consultas por vídeo-chamada. Para que isso ocorra de forma funcional, propõe-se painéis com corrediças que velam o espaço da cozinha e fecham o escritório quando desejado.
A inserção desses painéis possibilitou a criação de um volume que configurou um hall de entrada fechado, facilitando a higienização da moradora que é médica e garantindo assim maior segurança para a família.
Em relação ao terraço, propõe-se que seja tratado como um local com infraestrutura para o pet, principalmente no período de isolamento, em que os passeios reduziram-se - já que, pelo relato, é um local que recebe pouca luz solar.
Foram inseridos mobiliários que suprem o armazenamento da área de serviços que foi extinta e posicionou-se a lavanderia junto ao volume da cozinha.
A integração do espaço da cozinha e da sala permitiu deixar mais espaço livre no apartamento. Espaço esse que pode ser utilizado para a prática de exercícios e atividades para a criança, bem como amplificou o efeito da luz solar agradável que entra na sala.

​​​​​​​
GIF1: flexibilidade do ambiente garantida pelos painéis
GIF2: flexibilidade do ambiente garantida pelos painéis
IMAGEM1: sala de estar
★ Menção Honrosa | Habitar a Quarentena
Published:

★ Menção Honrosa | Habitar a Quarentena

projeto de interiores

Published: