Isadora Martins's profile

UX Design Case - Match de Faculdades


Match de Faculdades
Busca personalizada entre as principais Instituições de Ensino Superior (IES) privadas do país, oferecendo inscrição para o vestibular com formulário único.

Introdução
Proposta​​​​​​​
A empresa BRG Educacional tem como modelo de negócio a geração de leads qualificados para Instituições de Ensino Superior por meio do “Que Curso?”, um teste vocacional gratuito criado por psicólogos, com linguagem jovem e atraente que já ultrapassou a marca de 2 milhões de usuários.

Em 2019, a partir da dor dos usuários em encontrar a faculdade ideal para seu perfil; e dos clientes (IES) em converter seus leads em inscrições, surgiu a ideia de um produto que ligasse as duas pontas.

Desafio
Meta
Validar o produto realizando 1.000 inscrições até o final do semestre (6 meses).

Objetivo
Monetizar as inscrições nos vestibulares das IES, gerando valor para o usuário.

Processo
Usamos as etapas da metodologia de Design Thinking e Design Sprint adaptadas ao contexto e necessidades da empresa.

Descoberta
Cenário Atual
Mergulhando no processo de inscrição para o vestibular de diferentes IES, mapeamos os seguintes problemas:
• Inconsistência de usabilidade entre IES
• Navegação pouco intuitiva
• Excesso de informação

Possíveis concorrentes
Empresas de venda de bolsas de estudos com bons preços, mas que acabavam gerando a sensação de sucateamento para o cliente (IES), enquanto abordavam de forma invasiva os usuários (estudantes)

Primeira dobra de um site de IES. — Desafio: descobrir onde está o botão de inscrição

Descoberta
Matriz CSD
Criamos uma matriz CSD que era alimentada e revisada constantemente, conseguindo insumos para pesquisas e validações.


Entrevistas com usuários e clientes
Por entrevistas abertas com os clientes (IES) e usuários (estudantes) já existentes em nossa plataforma atual, descobrimos os principais pontos de dor que poderíamos atender no nosso produto.

Necessidades das IES
• Conversão de leads
• Retenção de alunos
• Autonomia financeira (depender menos da oferta de bolsas)

Necessidades dos usuários
• Agilidade
• Direcionamento / Orientação
• Bolsas de estudo (fora do nosso escopo)
Documentação das entrevistas realizadas

Design Sprint
A partir do conhecimento adquirido, realizamos a semana de Design Sprint para amadurecer os problemas encontrados e definir uma possível solução para teste.


Protótipo
Chegamos a um protótipo de praticamente dois produtos em um, mas que nos permitiu testar nossas ideias em conjunto e ter mais clareza da proposta de valor.

Trata-se de um mapeamento das preferências do usuário, traçando seu perfil profissional. A partir dele, o usuário poder seguir para um ranking de IES que eram mais compatíveis com seu perfil, ou ainda explorar a trilha de carreira, em que é guiado para diferentes caminhos profissionais além do curso superior.

A trilha é uma aposta de que o produto pode ter potencial para se tornar uma plataforma de PDI, antes mesmo do ingresso no mercado de trabalho, abrindo o leque de possibilidades de carreira para os usuários e também de monetização, não apenas com IES, como também cursos livres, profissionalizantes e de idiomas, por exemplo.


Por um chatbot amigável, é traçado o perfil e as preferências do usuário quanto ao tipo de IES que desejava estudar e qual profissão deseja seguir.

As perguntas incluem o curso desejado, modalidade e estilo de trabalho.


O perfil foi construído com base na expertise de psicologia vocacional do nosso CEO e oferece dois caminhos:

1. Ver as faculdades compatíveis com o perfil do usuário
2. Ver o mapa com a trilha de carreira que mais combinava com ele.

Os dois caminhos são apresentados com botões primários para tentar induzir o mínimo possível a escolha do usuário. Assim, poderíamos medir quantos usuários ficariam mais interessados nas IES compatíveis vs. na trilha de carreira.
No primeiro caminho, mostramos as três instituições mais compatíveis com o perfil do usuário e oferecemos novamente dois caminhos com o mesmo peso visual: inscrição vs. saiba mais (com mais informações da IES).

No segundo caminho, trazemos uma trilha de carreira que guia o usuário pelas possíveis escolhas de capacitação e próximos passos.


Teste com usuários​​​​​​​
Realizamos os testes com dez estudantes da turma do terceiro ano do Ensino Médio, no colégio Dom Bosco, da cidade de Curitiba.

Conclusões e insights​​​​​​​
6/10 estudantes se interessaram primeiro pela lista de faculdades. Dos outros 4, 2 ainda disseram preferir o match de faculdades após explorar ambos os caminhos

7/10 estudantes clicaram no botão "saiba mais” em detrimento ao “inscreva-se”, e justificaram que gostariam de ver mais detalhes do curso e da instituição antes de tomar a decisão de se inscrever. Os outros 3 não clicaram em nenhum dos botões, argumentando que em um primeiro acesso, gostariam apenas de saber o resultado do match.

Pontos positivos:
• Percepção bastante positiva do chatbot;
• O conceito de "Match de Faculdades” foi entendido facilmente e despertou interesse;
• O teste de perfil profissional chamou a atenção positivamente.

Pontos negativos:
• A trilha de carreira não foi compreendida de forma intuitiva;
• Hesitação em preencher o telefone logo no primeiro passo do produto;
• A ideia da carreira é algo muito distante; a preocupação é na escolha do curso e da faculdade.

Solução

Percebemos que agregaríamos mais valor aos usuários focando na proposta de "Match de Faculdades” e reduzimos o escopo do produto, melhorando o ranking das IES e incorporando mais critérios de preferências.

Além disso, assumimos a marca “Que Curso?”, assumindo o novo produto (Que Curso - Faculdades) como uma continuação do atual (Que Curso - Vocacional)

• Trilha de carreira — eliminado
• Perfil profissional — eliminado
• Critérios: o match seria feito com base na ordem de importância de critérios como nota do MEC, valor da mensalidade e distância.
• O diferencial seria a possibilidade de inscrições em vários vestibulares de uma só vez.

Para tornar o resultado do match ainda mais preciso e coerente para o usuário, a última etapa do chatbot pedia que os critérios das IES fossem classificados por ordem de importância, com uma interação de drag and drop.

Para alavancar ainda mais as possibilidades de monetização, traríamos logo no topo da lista um espaço patrocinado para IES parceiras, no entanto ela teria que estar entre as 10 mais compatíveis para o usuário e ser sinalizada como promocional.
Nas entrevistas com usuários, percebemos o quanto o processo de inscrição em instituições diferentes pode ser moroso. Como solução, o produto oferece uma experiência similar a de checkouts de ecommerce, permitindo a seleção de várias IES com o preenchimento de um formulário único.
O formulário traz as informações fornecidas nas respostas do chatbot já preenchidas (ainda que passíveis de edição) e é dividido por etapas que são salvas automaticamente otimizando seu preenchimento.

Resultados
CSAT usuários: (↑ 4,4%)
Para medirmos se o produto estava gerando valor para nossos usuários, usamos uma avaliação CSAT ao final do fluxo do formulário de inscrição, em que obtivemos ótimos resultados.


Monetização​​​​​​​
Fechamos parceria com três Instituições de Ensino Superior (IES) recebendo um ticket médio por inscrição realizada, além da isenção da taxa para nossos usuários.

E-mail marketing disparado para nossa base de usuários anunciando as IES parceiras.

Meta: (↑ 112,4%)
Meta inicial de 1.000 inscritos até o final de 2019
Meta batida: 1.124 inscritos em 17 de dezembro de 2019 🎉

UX Design Case - Match de Faculdades
Published:

UX Design Case - Match de Faculdades

Published: