Conceito e partido

A premissas do projeto se originaram a partir da análise do sítio em seu contexto histórico e contemporâneo. Desta forma, a equipe foi influenciada pelas ideias de Jane Jacobs, optando por trabalhar com as ideias de valorização histórica e requalificação dos centros urbanos, promovendo a habitação e usos mistos no local.

As cidades de origem portuguesa, como Curitiba, possuíam quadras conformadas por um contorno edificado e um centro, no qual se localizavam os espaços livres formados pelos fundos dos lotes. Assim sendo, a equipe adotou como partido a disposição das edificações de forma perimetral, ocupando o meio apenas quando haviam grandes empenas cegas.
Entrada a partir do Largo da Ordem | R. Claudino dos Santos
Implantação
Havia a necessidade de se promover a diferenciação entre a intervenção e as edificações existentes, ao mesmo tempo em que se estabelecia um diálogo entre estas.

A unidade do conjunto foi obtida através da arquitetura e do paisagismo. No ambiente construído a materialidade é definida pelos tijolos aparentes e pelas estruturas metálicas brancas.

No sistema de espaços livres foi idealizado um piso que interliga os distintos edifícios, formando um todo coeso. Conceitualmente,  a cor clara demarca as áreas de passagem, enquanto o tom mais escuro delimita as áreas de permanência.
Planta | Nível + 5,5 m
Planta | Nível + 9,3 m
Cada nível ou platô conta com uma característica de identificação própria e/ou uma função específica. Existem áreas mais reflexivas e áreas mais dinâmicas.

O primeiro nível possui como foco a cultura, integrando os dois teatros existentes, um palco ao ar livre e a Casa Hoffmann. Este nível poderia abrigar, ainda, a expansão da tradicional feira que acontece no Largo da Ordem.
Entrada a partir do Largo da Ordem | Possível área de expansão da feira                        
Renderizações feitas por Isadora Cervi
Vista para o palco ao ar livre e horta comunitária | Fundos do Teatro Zé Maria               
Renderizações feitas por Isadora Cervi
Planta | Pavimentos tipo
Espelho d'água com vista para o Fablab                                                                                        
Renderizações feitas por Isadora Cervi
Praça de alimentação ao ar livre                                                                                 
Renderizações feitas por Isadora Cervi
Projeto em grupo | Gabriela Ribeiro; Isadora Cervi; Luisa Comiran; Stéfanie Neves.
Quadra Aberta | 2019
Published:

Quadra Aberta | 2019

Uma nova forma de habitar o centro histórico. Esta foi a premissa da equipe para o desenvolvimento de uma Quadra Aberta na área central de Curiti Read More

Published: