Mirella D'Elboux's profile

A Menina do Narizinho Arrebitado - Concept Art

A Menina do Narizinho Arrebitado - Concept Art de Webcomic é meu trabalho de conclusão de curso (TCC) de Design. A ideia veio do objetivo de disseminar o hábito da leitura pela população brasileira, com um público-alvo vasto incluindo todas as faixas etárias e classes sociais, letradas e não letradas.
2019 foi o ano em que as obras de Monteiro Lobato entraram em domínio público, mas é também o ano em que se passa o filme Blade Runner, de Riddley Scott. Mesmo as expectativas do filme não sendo alcançadas, o filme retrata o detalhe mais importante de nossas vidas na realidade: o fato de que estamos rodiados por telas de todos os tamanhos. Uma das principais delas: o nosso telefone celular.

O celular tornou-se uma extensão de nós mesmos e por isso, já é muito utilizado como uma plataforma de leitura, como comprovado pela pesquisa Reading in The Mobile Era, feia pela UNESCO (2014): 67% dos entrevistados acham que ler pelo celular é mais conveniente, já que sempre estão o carregando consigo.

Pensando nisso e no fato de que histórias em quadrinhos são uma fonte de leitura, uma nova porta se abre: as webcomics. O termo é utilizado para histórias em quadrinhos (comics) publicados exclusivamente na internet (web) e que, por causa disso, atualizaram o modo de se fazer quadrinhos, além de sua linguagem. Um exemplo são os webtoons coreanos: "histórias em quadrinhos digitais, publicadas com regularidade semanal, em plataformas online de leitura." (LOPES; MELO, 2018). As webcomics se adequam ao formato da tela do celular smartphone (principal plataforma onde são consumidas) e à rotina corrida das pessoas, com capítulos mais curtos sendo lançados semanalmente, o que causa um maior engajamento dos leitores.
Para o projeto foi-se utilizado o processo apresentado por Scott McCloud, em seu livro Desvendando os Quadrinhos, como metodologia. Paralelamente, foram feitas pesquisas sobre os ilustradores originais que trabalharam com Monteiro Lobato e as técnicas e conceitos comumente utilizados durante o processo da criação da arte conceito.
É importante ressaltar que, após a primeira leitura da obra escolhida (A Menina do Narizinho Arrebitado, de 1920), foi feito o roteiro da webcomic e os thumbnails das páginas. Com a leitura do quadrinho segue o deslizamento da tela, é importante pensar a disposição dos quadros e das cenas da história como parte do processo de criação, já que pode-se brincar com imagens explodidas e outras ferramentas que a internet disponibiliza, como as animações em GIF, que foram escolhidas para o meu projeto.
Outro ponto importante a ser testado foi a leitura em si do quadrinho. Como um dos objetivos era não ter nenhum balão de fala durante todo o quadrinho, era preciso saber se seria possível passar um entendimento geral da trama, ou uma mensagem, por meio apenas das ações, emoções e simbologia dos personagens presentes na história.

Com a ajuda de estudantes do curso de Design e Arquitetura, durante a III Semana de Integração, pode-se produzir uma pequena história em quadrinhos, que foi exposta na escadaria da faculdade, e que no fim havia um código de QRCode que dava acesso há um formulário simples perguntando ao leitor o que ele havia compreendido. O teste foi positivo, com as mensagens relatando a história que haviam lido, apenas com diferenças de detalhes.
Também após a primeira leitura do livro, foi-se feito um primeiro estudo dos principais personagens que aparecem na trama. A ideia desses primeiros sketches seria a de ajudar a criar um novo visual para cada personagem, se baseando em como ele foi descrito no livro, e que se dissocia-se da imagem forte que se tem dos personagens, já apresentados em adaptações para filme e tv.
Foi-se criado também um moodboard com influências do Art Déco e das animações vintage, tudo remetendo à década de 20, quando os livros do Sítio do Pica-Pau Amarelo foram originalmente lançados. Esse moodboard ajudou num segundo processo de criação dos conceitos dos personagens, pois a partir dele foi criado um estilo que remetesse à ambos elementos do Art Déco e das Animações vintage.
Antes de se começar a de fato criar o conceito de cada personagem, foi-se feito um Line Up de todos os personagens que apareceriam no primeiro capítulo da webcomic que seria produzida no final.
Nesse line up pude decidir o tamanho dos personagens, as formas e as cores que condizem com suas personalidades.
Outro momento importante do concept da webcomic foi a criação de padrões, que foram usados como fundos e em detalhes durante a história. A ideia seria trazer padrões que se assemelhassem a natureza sub tropical e também ao estilo Art Déco.
Finalizado os concepts, a webcomic começou a ser produzida.
Para ver a webcomic finalizada, acesse por este link: https://tapas.io/series/A-Menina-do-Narizinho-Arrebitado
LOPES, D. A.; MELO, G. G. Webtoons coreanas: a arte sequencial voltada para a mídia digital. p. 292-297. In: São Paulo: Blucher, 2018. Disponível em: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/webtoons-coreanas-a-arte-sequencial-voltada-para-a-midia-digital-28011. Acesso em: 28 mar. 2019.
UNESCO. Reading in the mobile era: A study of mobile reading in developing countries. Paris: UNESCO, 2014. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000227436. Acesso em: 28 mar. 2019.
A Menina do Narizinho Arrebitado - Concept Art
Published:

A Menina do Narizinho Arrebitado - Concept Art

A Menina do Narizinho Arrebitado é um livro infantil do autor nacional Monteiro Lobato. Em comemoração aos 70 anos da morte do autor e da liberaç Read More

Published: