“Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da 
brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais 
ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade.” 
(Lev Vygotsky)

Introdução

Este projeto foi meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de Desenho Industrial na Universidade Federal Fluminense (UFF). Trata-se de um material lúdico auxiliador para a alfabetização de crianças portadoras de Síndrome de Down (SD) dentro da área da psicopedagogia, uma vez que essas crianças devem receber estímulos desde seus primeiros meses e o lúdico as atrai, tornando mais produtivo o processo de aprendizado do que um sistema de ensino que ignore suas necessidades especiais. Para a elaboração da pesquisa, foram realizadas atividades em conjunto com os usuários durante diversas visitas à Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), no setor da psicopedagogia; foram assistidas palestras e estabelecido contato com diversos profissionais das áreas de neurologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e game design, que em conjunto possibilitaram o desenvolvimento do projeto. Elaborou-se, assim, um material composto de dois produtos, um voltado para crianças de 6 a 8 anos, no início do processo de alfabetização, e outro focado em crianças de 8 a 10 anos, já alfabetizadas. 

O que é o Alfabekid?

Um material lúdico para crianças em estágio de alfabetização, o Alfabekid é um expositor acompanhado por cartões ilustrados (130 peças) e por letras (156 peças) com imãs no seu verso: o objetivo na área da psicopedagogia é auxiliar no processo de aprendizado que essas crianças têm passado na escola, e na área da alfabetização as psicopedagogas trabalham relacionando as figuras com as palavras, trabalhando em cima delas o conhecimento do fonema e a sua família, a formação da palavra e a leitura.
​​​​​​​


01) Uma das formas de se trabalhar com o Alfabekid é a associação das iniciais das palavras da figura.



2) Trabalhar família fonética



3) Trabalhar noção de agrupamentos

  


4) Jogo da memória


5) Trabalhar a grafia das crianças, uma vez que o expositor tem a sua chapa revestida com um material possível de ser escrito com uma caneta gráfica e apagada.


Estudo das ilustrações
Cada ilustração presente no jogo passou por um processo de estudo a fim que se tornasse de fácil identificação para as crianças, independente de sua patologia.



O Produto



        

    


Cada letra do alfabeto sofreu uma repetição de 6, 5 por questão de uso na família fonética e mais uma, em caso de se perdesse alguma peça. Ao total, resultou em 156 letras imantadas. As 130 ilustrações: 



O jogo atendeu às expectativas, colaborando com os exercícios didáticos propostos pelas psicopedagogas e ajudando crianças portadoras de deficiências a realizarem seus exercícios e serem alfabetizadas.

Ao final da apresentação do trabalho, o jogo foi doado à Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) e tem sido utilizado na psicopedagogia a ajudar crianças em seu processo de alfabetização e reabilitação.
Alfabekid
Published: