Viviane Teobaldo's profile

Os colaboradores são seus primeiros fãs

Os colaboradores são seus primeiros fãs no mundo digital. Invista neles!
Publicado em 8 de junho de 2018

Que as empresas investem milhões para atrair e conquistar as mentes e corações de novos usuários, e que estes investimentos só vêm aumentando a cada ano, todo mundo sabe. Que os investimentos em mídias digitais vêm aumentando em proporção geométrica neste mesmo intervalo de tempo, também. O incrível vem do outro lado: mais especificamente, de dentro. Ainda é baixíssimo o investimento em conquistar as mentes e corações dos colaboradores.

Os colaboradores são os primeiros fãs de uma marca. Quando são contratados, começam, de maneira instintiva, a defender a marca. Um amigo fala mal da empresa, ele vai lá e defende. Apresenta informações, que provavelmente aprendeu na sua pesquisa pré-contratação ou no processo de integração pelo qual passou na admissão, tudo na tentativa de convencer o amigo de que esta é a melhor empresa na qual poderia trabalhar. Mas, e quando este mesmo colaborador lê um absurdo sobre a sua empresa publicado nas redes sociais? O que ele deve fazer?

Ignorar ou responder?

Se você respondeu “ignorar”, você está certo. Vou explicar por que.

O perigo pode vir de dentro

Existe a possibilidade de o colaborador cometer uma tremenda gafe ao tentar defender a marca pela qual trabalha nas redes sociais. E essa gafe pode levar à demissão. Nestes casos, as soluções que a empresa pode aplicar são bem simples:

Na integração

Oferecer orientações sobre o que pode ou não ser postado sobre a marca nas redes sociais, principalmente nos canais oficiais da marca;

Criar um “manual de conduta” para o mundo digital – redes sociais, sites, blogs, apps de mensagens instantâneas (caso a empresa já possua um manual, incluir um capítulo sobre o assunto).

No dia a dia

Realizar treinamentos e bate-papos frequentes sobre novidades nas mídias digitais em que a marca está presente, abrindo espaço para uma conversa franca e esclarecimento de dúvidas;

Deixar claro para o colaborador que respostas oficiais da empresa na internet devem ser dadas pela área de Relações Públicas ou Comunicação ou Marketing ou qualquer área ou pessoa definida pela empresa.

Essas medidas são relevantes para evitar que aqueles colaboradores que não estão muito habituados a usar redes sociais, e tenham a boa intenção de ajudar, acabem atrapalhando ou prejudicando todo o processo de construção de uma reputação digital positiva de marca.

Não é caro.

Não dói.

E traz resultados incríveis.

Não apenas para a imagem da marca na internet, mas também para a felicidade dos colaboradores, que se sentem parte importante de um processo bem maior. 

Eu sou Viviane Teobaldo, jornalista, professora mestre e consultora envolvida desde o início em trabalhos e projetos nas áreas de Marketing e Comunicação, que usa o conhecimento para ajudar gente e empresas em processos de transformação digital ágeis e formação de equipes preparadas para a era digital.
Os colaboradores são seus primeiros fãs
Published:

Os colaboradores são seus primeiros fãs

Artigo para Linkedin

Published:

Creative Fields