Carolina Cantreva's profile

Texto Blog - Terceira idade

Alzheimer: Sinais e Prevenção

Saiba mais sobre o Alzheimer, que atinge cerca de 44 milhões de habitantes
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Alzheimer é uma doença que afeta as funções cognitivas, especialmente a memória,também podendo afetar a locomoção, a deglutição e a comunicação em casos mais avançados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essa doença é principalmente caracterizada pelo declínio cognitivo e a perda progressiva da memória. Porém,diversos outros sinais indicam que a pessoa tem essa doença.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
São eles: esquecer totalmente ou de partes de um acontecimento, perder a capacidade de seguir indicações verbais ou escritas, perder a capacidade de acompanhar a história de uma novela ou filme, esquecer progressivamente de informações que antes conhecia, como dados históricos, não saber em que data ou estação do ano está, ter dificuldades para manter uma conversa, não manter uma linha de raciocínio, esquecer constantemente das palavras, esquecer-se do local onde guardou um objeto e não ser capaz de fazer o processo mental para se lembrar de onde deixou, esquecer-se de fatos recentes, como o que almoçou ou o que tomou no café da manhã.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ao perceber esses sintomas em algum familiar, procure um médico especializado em saúde da terceira idade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A prevenção é sempre a melhor escolha para uma vida saudável. Inclua na sua rotina algumas práticas que ajudam a prevenir essa doença: dormir bem, praticar atividade física regularmente, atividades em grupo, estudar, ler, manter a mente sempre ativa, evitar o estresse e a ansiedade, ter uma alimentação saudável.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dolce Vivere


A memória na terceira idade

Entenda a relação entre a memória e a terceira idade
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A cada ano de envelhecimento, o cérebro perde um pouquinho de sua capacidade funcional. Essa diminuição acontece gradual e naturalmente; por isso, é comum percebermos algumas dificuldades de fala, de marcha e, principalmente, de memória em pessoas mais idosas.

A partir dos 50 anos, a capacidade de armazenar informações começa a diminuir, principalmente nos dias atuais, em que o fluxo de informações é tão grande, que se torna cada vez mais difícil assimilar tanta coisa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Portanto, É preciso estar atento. Idosos podem ter menos atenção, dificuldade de concentração ou de armazenar dados mais atuais. Porém, se esse esquecimento começa a comprometer as funções do dia a dia, é preciso procurar um médico que avaliará se não existe nenhuma doença associada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Conheça alguns alimentos que estimulam o cérebro e ajudam na memória.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Zinco, Selênio, Ferro e Fósforo participam das trocas elétricas e mantêm o cérebro ativo (elétrico). Podem ser encontrados em sementes e grãos e nas folhas verde escuro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vitamina C possui ação antioxidante e pode ser encontrada em frutas como a laranja, o limão e a acerola.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vitaminas do complexo B regulam a transmissão de informações (as sinapses) entre os neurônios, podem ser encontradas nas sementes e nas fibras dos alimentos integrais e proteínas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Colina atua na construção da membrana de novas células cerebrais e na reparação daquelas já lesadas, pode ser encontrada na gema do ovo e em óleos vegetais prensados a frio.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Acetilcolina é um neurotransmissor, fundamental para as funções de memorização no hipocampo, pode ser encontrada na gema do ovo e em todas as sementes e grãos (predominância na soja).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Dolce Vivere


Fisioterapia e qualidade de vida na terceira idade

Benefícios físicos e mentais
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O exercício físico é importante para o idoso, pois atua no aumento de massa muscular, na prevenção do aparecimento de osteoporose, na melhora da capacidade aeróbia, da coordenação e dos reflexos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ao longo do envelhecimento, o corpo tende a perder capacidade funcional, principalmente em pessoas sedentárias e com problemas de saúde. O que acaba por gerar dores no corpo e dificuldades de realizar as atividades diárias.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A fisioterapia se mostra muito importante para auxiliar o idoso a ter um envelhecimento mais ativo e com maior bem-estar. Quando realizada ao ar livre, traz benefícios físicos e mentais. O contato regular com a natureza auxilia na concentração, ajudando o cérebro a “descansar” e aumenta a capacidade de memorizar as coisas. Outros benefícios são:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O aumento da qualidade de vida auxiliando no combate a dores e na prevenção de doenças como artrose, artrite e osteoporose.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O aumento da flexibilidade – é muito comum, na terceira idade, ter perda de flexibilidade devido à perda óssea ou ao sedentarismo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A melhora da coordenação motora – auxiliando a aprimorar a coordenação motora que é perdida ao longo dos anos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A prevenção dos riscos de queda – com a diminuição da flexibilidade e da coordenação motora, o risco de queda se torna maior. A fisioterapia proporciona o fortalecimento muscular, com o objetivo de que esse tipo de acidente seja evitado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dolce Vivere


Arrependimentos

Reflexões da terceira idade
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A terceira idade é um momento de celebrar a vida e refletir sobre as atitudes que tomamos ao longo dos anos. Estamos mais maduros, passamos por muitas experiências e temos bagagens o suficiente para identificar de quais atitudes nos arrependemos, do que temos orgulho e o que ainda queremos viver.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma pesquisa realizada por psicólogos da Universidade de Cornell descobriu os maiores arrependimentos que surgem no avançar da idade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Traição – muitos refletem como seria sua vida se tivessem se mantido fiéis.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Rebeldia adolescente – eles refletem sobre suas próprias atitudes quando veem as atitudes de seus filhos e netos, se arrependendo da forma como trataram seus pais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não ter ido visitar um familiar que estava morrendo – seja por falta de tempo ou por causa de alguma briga ou atrito, fica o sentimento de não poder ter dito adeus.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não manter um segredo – se arrependem por não ter mantido a promessa de segredo feita a alguém.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não ter ajudado alguém com necessidade – ter dito aquele “não” automático.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ter abandonado os estudos – se arrepender de ter desperdiçado a oportunidade de aprendizado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não ter escolhido bem a carreira – ter trabalhado em algo que não trouxe satisfação, que não teria sido sua primeira opção. Não terem se arriscado mais na vida profissional.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ter viajado pouco – ter perdido a experiência de conhecer novos lugares.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ter trabalhado demais – arrependimento de ter dedicado tanto a vida e o tempo ao trabalho.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não dividir sentimentos verdadeiros – terem guardado sentimentos amargos e de ressentimento em vez de terem compartilhado os bons sentimentos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dolce Vivere⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Entenda os benefícios do convívio social para idosos

Muitas vezes os idosos vão trocando o convívio social pelo isolamento. Tem-se uma ideia equivocada de que o idoso prefere ficar sozinho e não interagir com outras pessoas. A interação social e a participação em atividades diversas é importante para a saúde em qualquer fase da vida. A manutenção e o fortalecimento de vínculos de amizade é uma medida não medicamentosa que se torna fundamental para diminuir a possibilidade de adoecimento físico e psíquico.

O bem-estar psicológico está ligado à sensação de satisfação consigo, um dos fatores que é influenciado pela relação com o outro. Ao participar de conversas e momentos de troca, os idosos estimulam a capacidade cognitiva, além de ter momentos agradáveis que geram sorrisos. Rir libera endorfina, responsável pela sensação de felicidade, prazer e bem-estar. Deixando pra trás sentimentos de vazio e depressão.

Nessa fase da vida, a conviver e exercer atividades prazerosas ajudam a encarar o envelhecimento da melhor forma possível. A interação social é fundamental na promoção do bem-estar mental durante o processo de envelhecimento. Conheça algumas ações para incluir no seu dia a dia que contribuem para uma mente ativa e uma vida mais feliz:
– Compartilhe seu tempo com entes queridos nas suas atividades rotineiras.

– Mantenha-se conectado com a família, amigos e vizinhos. Faça uma visita, ligue, envie mensagens nas redes sociais.
– Mantenha-se em movimento, se exercitar regularmente promove o bem-estar mental, físico e social.

– Durma bem, o sono ajuda na recuperação, diminui o estresse e promove mais energia e otimismo.

Infelizmente é comum ver os idosos cada vez mais deixados de lado na nossa sociedade. É necessário que esse quadro seja mudado. Deixá-lo de lado é apagar um pouco da nossa história, é jogar para debaixo do tapete parte do nosso conhecimento.



Dolce Vivere

Sugestões para incluir na sua rotina

O corpo envelhece sem a sua permissão, mas a alma só envelhece se você permitir! Manter a mente ativa previne contra o declínio cognitivo. Existem estudos que apontam que a herança genética é responsável por somente 1/3 da saúde geral na terceira idade, enquanto os outros 2/3 são determinados pelo estilo de vida.

O processo de envelhecimento traz ao idoso perda de precisão e leve lentidão. A perda mais recorrente se refere à memória, tarefas que exigem atenção, concentração, foco e rapidez.

Desafiar a mente com exercícios para o cérebro ativa processos que mantêm a saúde dos neurônios e estimula a comunicação entre eles. Tenha um hobby, aprenda algo novo, volte a fazer algo que há muito tempo você não fazia.

Todos os dias são possibilidades de se aprender algo novo, encarar novos desafios e ser feliz. Estudar ativa as conexões neuronais, melhorando a qualidade de vida e estimulando as funções cognitivas, da memória, da concentração e do raciocínio. O idoso busca no processo de aprendizagem estar presente no mundo ao seu entorno, interagir com as pessoas e se sentir contribuindo.

Ainda não tem um Hobby ou ideia do que estudar? Temos algumas sugestões:
Faça palavras-cruzadas

Dance

Faça aulas de informática

Aprenda um novo idioma

Pratique um esporte

Cultive uma horta ou um jardim
Texto Blog - Terceira idade
Published:

Texto Blog - Terceira idade

Published:

Creative Fields