Cintia Araujo's profile

A pecuária é a vilã do efeito estufa?

Por Cintia M. Araujo

Não faltam notícias que trazem a pecuária como a principal culpada do efeito estufa, mas será que isto é verdade?
De acordo com a FAO 2017, mundialmente a pecuária é responsável por cerca de 15% das emissões totais de gases do efeito estufa (GEE), sendo os 85% restantes oriundos de indústrias, carros, entre outros.

No Brasil essa realidade muda um pouco, pois de acordo com o relatório do SEEG de 2018, o Brasil é o 7º maior emissor de GEE, sendo que em 2017 a agropecuária foi responsável por 24% dessas emissões, sendo a mudança de uso da terra a principal causa das emissões no Brasil. Além disso, precisamos levar em consideração que as forragens utilizadas nas pastagens, fazem o processo de respiração celular durante a noite, captando CO2, principal gás responsável pelo efeito estufa.
E qual a resposta para nossa pergunta original?
Não, a pecuária não é o principal vilão do efeito estufa, entretanto isso não significa que ela não gera impactos ambientais, isto porque o uso inadequado da terra também pode afetar o meio ambiente, sendo necessário o manejo adequado para garantir uma pecuária ambientalmente sustentável.
Como incentivar a pecuária sustentável?
Se você quer garantir que está comprando um produto oriundo da pecuária sustentável, procure produtos com selos que indiquem que este foi produzido em sistemas orgânicos, agricultura familiar ou em sistemas agroecológicos, comprando estes produtos você estará incentivando este tipo de sistema de produção.

Referências:
A pecuária é a vilã do efeito estufa?
Published:

A pecuária é a vilã do efeito estufa?

Descubra se a pecuária é realmente a grande vilã do efeito estufa, basta acessar este artigo.

Published:

Creative Fields