App ConectCar

A ConectCar é uma empresa de meios de pagamento que abre cancelas automáticas em pedágios e estacionamentos. No ano de 2018, a companhia passou por um processo de rebranding e realinhamento de rota, ajustando suas prioridades com base em pesquisas de mercado e público. O projeto aqui apresentado é uma proposta em desenvolvimento que, embasada nos resultados dessas pesquisas, traz uma nova feature para o app ConectCar, afim de oferecer aos clientes mais um diferencial no uso do produto.
Em pesquisas realizadas com diversos públicos entre o segundo semestre de 2018 e o início de 2019, foi possível entender que pessoas que aderem à categoria da qual a ConectCar faz parte, contratam esses serviços buscando praticidade para o seu dia a dia. Ao mesmo tempo, uma das grandes barreiras para a aderência ao serviço está no fato de grande parte do público potencial não enxergar valor ou diferenciais nos produtos oferecidos pela categoria.

Uma das pesquisas realizadas pela ConectCar considerou pessoas entre 25 e 55 anos que não utilizam a categoria. Foram ouvidos 4 grupos em São Paulo (SP), 2 em Salvador (BA) 2 em Belo Horizonte (MG), 2 em Porto Alegre (RS) e 2 em Curitiba (PR).

Esse público apontou que apenas a promessa de não perder tempo em filas não é suficiente para convence-los a contratar o produto, uma vez que já estão acostumados com as esperas em pedágios e estacionamentos. Ao entender que o produto serve somente para abertura de cancelas, as pessoas acreditam que a contratação desse serviço apenas gera um gasto extra que não agrega valor à sua rotina.

Outra pesquisa considerou opiniões de 4 grupos, sendo dois deles de São Paulo (SP) e dois do Rio de Janeiro (RJ). Os grupos eram formados por pessoas entre 25 e 55 anos, todos clientes do principal concorrente da ConectCar, que é sinônimo de categoria. Essa pesquisa mostrou que o público entende que ambas as empresas oferecem um serviço muito parecido, e que a mudança de uma para outra seria motivada por questões que vão além do preço, como oferecer um serviço mais simples, transparente e personalizado.

Para ambos os públicos (clientes e não clientes), algo que se destacou como um ponto positivo foi o fato de a ConectCar possuir um aplicativo que oferece ao cliente um grande controle sobre a sua conta. Mas, nos dois casos, as pessoas ainda buscam diferenciais além da praticidade de passar sem filas.

As principais palavras chaves que demonstram os desejos dos clientes com relação ao serviço da categoria são: modernidade, transparência, controle, facilidade e praticidade.
Divisão de gastos

Com a intenção de trazer para os clientes e potenciais clientes da ConectCar a diferenciação que eles buscam no serviço, fiz uma pesquisa de mercado, observando não somente nossos concorrentes, mas também serviços de outras categorias no seguimento de mobilidade e controle financeiro. Com isso, identifiquei a possibilidade de desenvolver uma feature que facilita a divisão de gastos das passagens em cancelas realizadas utilizando o produto ConectCar.

A ideia baseou-se em funcionalidades já comuns, como pedir reembolso de gastos diários para empresas, e também em aplicativos que oferecem formas agilizadas de dividir contas, como o Splitwise. Também foi utilizada como referência a possibilidade de enviar cobranças a qualquer pessoa direto do seu aplicativo, oferecida pelo NuBank. Uma vez que a ConectCar pretende aumentar seu escopo enquanto empresa de meios de pagamento, a feature está alinhada com os objetivos do negócio. Além disso, é uma forma de incentivar os clientes a convidarem seus amigos que possuem carro a utilizarem o ConectCar. 

Quando apresentada inicialmente aos clientes, a ideia chamou a atenção principalmente de pessoas que costumam fazer viagens em grupo e/ou são adeptas ao carsharing. Porém, ao consultar mais pessoas, o público sugeriu também um potencial caso de uso para clientes que dividem sua conta com outras pessoas. O Plano Completo da ConectCar permite que você possua mais de uma placa cadastrada em uma única conta, e todos os veículos consomem o mesmo saldo, que é cobrado em um cartão de crédito pré definido. Muitas pessoas dividem a conta com seus familiares, e a feature para divisão de gastos oferece a elas uma forma simplificada de receber de volta o valor das passagens realizadas por outras pessoas.

A partir desses insights, iniciei a fase de estruturação do fluxo, considerando duas possibilidades para o recebimento do valor a ser dividido: diretamente no saldo ConectCar, no caso de ambas as pessoas possuirem contas; ou via transferência bancária, que pode ser enviada a pessoas que não possuem uma conta ConectCar.
O segundo passo foi iniciar o desenho das telas. Para tanto, foi necessário um estudo evolutivo de layout, considerando que os canais da ConectCar estão passando por atualizações após o rebranding da marca. Abaixo temos imagens do aplicativo atual.
O novo layout levou em consideração os direcionais da marca definidos em sua fase de rebranding, bem como o layout das novas telas desenvolvidas para o site da ConectCar. A mudança visa trazer um visual mais clean, moderno, além de muitas melhorias na usabilidade do aplicativo.
As telas e o fluxo completo podem ser visualizadas abaixo, e também numa versão navegável nesse link. Já o protótipo navegável está disponível aqui.
Atualmente o protótipo está em fase de testes. Até o momento, 15 clientes ConectCar já experimentaram sua última versão, e as primeiras impressões foram muito positivas. Os clientes não tiveram problemas com a navegação, e o design foi bem aceito. Pequenas dúvidas surgiram, principalmente sobre a notificação enviada após a conclusão do fluxo de cobrança através do saldo ConectCar; fase que não foi apresentada no protótipo. 

Sobre a feature em si, as respostas são promissoras. Todas as pessoas consultadas concordaram sobre a sua utilidade, e confirmaram que ela seria bastante conveniente para o seu uso. Além disso, a funcionalidade fez com que as pessoas identificassem a ConectCar como uma empresa moderna, que trabalha para facilitar o dia a dia dos seus usuários.

Para os próximos passos, serão necessários mais grupos de teste com uma evolução do protótipo, e também pesquisa com não clientes, afim de compreender se essa feature se mostra como um diferencial que seria capaz de fazê-los adquirir o serviço ConectCar.

App ConectCar
Published:

App ConectCar

Published: