Case Rock in Rio

Em 2019, fomos convidados pela Ipiranga a formar uma parceria para organizar as ações e ativações relacionadas ao Rock in Rio, festival do qual a Ipiranga foi patrocinadora.

Como responsável pelas ações de marketing dos acionistas da ConectCar, fui encarregada de gerenciar e viabilizar nossas ativações, sendo essa uma excelente oportunidade para trabalharmos awareness e posicionamento de marca. 

Durante o projeto, desenvolvi boa parte da criação e coordenei o trabalho da Dream Factory (empresa contratada para a construção e manutenção do nosso espaço no evento), da Red Ventures (nossa parceira para realização de ações digitais), da SmartPR (nossa assessoria de imprensa), bem como de vários profissionais da ConectCar que foram essenciais para a execução do projeto, envolvendo os times jurídico, financeiro, compras, recursos humanos, business inteligence e social media. Foram 9 meses de muita dedicação, que trouxeram ótimos resultados.
Nosso primeiro desafio foi sobre o posicionamento da marca: como relacionar uma empresa de meio de pagamento para pedágios e estacionamentos com o Rock in Rio?

A resposta está na análise de nossos pilares e valores, definidos em nosso processo de rebranding. Mais do que ser uma empresa de meio de pagamento, queremos oferecer a cada cliente a melhor experiência possível, por onde for. Queremos ir muito além da cancela. Assim, decidimos sobrepor o produto e focar na experiência que gostaríamos de propor durante o festival.
O segundo desafio foi o orçamento. O Rock in Rio é um evento que contempla grandes marcas e grandes patrocinadores. Como a ConectCar é uma start up, precisávamos entender de que forma poderíamos entregar um projeto à altura do festival com um investimento abaixo da média.

Decidimos então apostar em algo que que fosse divertido, democrático, e pudesse promover um momento de descanso e descontração durante o festival, priorizando a conexão com a nossa marca.

Para trazer o conceito à vida, criamos uma funhouse inspirada nos fliperamas clássicos. A tangibilização dos benefícios dos produtos ConectCar e Ipiranga vieram através de um game multiplayer personalizado, onde os participantes capturavam badges da ConectCar para receber boosts de velocidade, e da Ipiranga para recarregar o combustível do carro.
Nossa primeira ação, em conjunto com a Ipiranga, foi uma promoção nacional premiando clientes com ingressos para o Rock in Rio e iPhones XS. Nessa promoção, clientes ConectCar tinham de duas a quatro vezes mais chances de vencer, ganhando cupons extras ao acumular Km de Vantagens.
A segunda ação foi oferecer a todos os clientes do Plano Completo da ConectCar o transporte com transfer gratuito para ir e voltar do evento. Estima-se que, durante o festival, os metrôs do Rio de Janeiro receberam 389 mil pessoas além da média, e 300 mil pessoas utilizaram o BRT. Os transfers para o evento tem um custo de R$ 100 por pessoa. Uma vez que a mobilidade é justamente o nicho em que a ConectCar trabalha, nada mais justo do que facilitar o caminho dos nossos clientes.​​​​​​​
Por fim, nosso espaço no evento recebeu mais de 15 mil pessoas, premiou 5 mil participantes com brindes exclusivos e descontos nos produtos ConectCar, e representou para a empresa mais um passo em direção ao seu propósito de ser uma empresa conectada com seu público e que proporciona uma experiência única, assim como o Rock in Rio ;)
Obrigada!
Case Rock in Rio
Published:

Case Rock in Rio

Published: