Sooap UX/UI Case

O Sooap torna fácil o uso de serviços de lavanderia: o usuário é capaz de contratar o serviço em apenas alguns cliques e não precisa se preocupar com o resto. Fui responsável pela ideação, estratégia e visual design do novo site web e mobile

Objetivo
Desenvolver a interface web e mobile do site da Sooap, de acordo com as expectativas reais do usuário, com objetivo de tornar mais prático a experiência de contratação e uso do serviço.

Pesquisa
Para descobrir como os usuários utilizavam o serviço de lavanderia e conhecê-los melhor, apliquei técnicas de pesquisa qualitativas e quantitativas durante a fase de descoberta.

Realizei uma breve visita de campo, observando e entrevistando cinco usuários que estavam utilizando o serviço no momento. Entrevistei também a gerente, assim como alguns dos seus funcionários, conhecendo melhor o processo e quais eram os piores e mais frequentes problemas relatados pelos clientes.

Para complementar as informações obtidas, realizei um questionário on-line e fiz uma coleta de avaliações de usuários espalhadas pela internet sobre os serviços de lavanderia.

Frases obtidas diretamente dos usuários

Tenho medo de estragar roupas que são delicadas e caras. Na lavanderia eu tenho uma certa segurança porque eles têm um conhecimento maior sobre lavagem.

Nem sempre eles cumprem o prazo de entrega quando uso o delivery, as vezes eu preciso sair de casa e não tem ninguém para receber. Por isso prefiro levar e ir buscar as minhas roupas.

A praticidade é o principal motivo para usar o serviço. Eles buscam na minha porta e me entregam tudo limpo depois.

O processo de descoberta foi essencial para construir, através da análise dos dados obtidos, arquétipos de usuários que utilizavam o serviço, como pode ser observado no quadro abaixo onde foi utilizado duas variáveis para identificar quatro possíveis usuários.
Apesar dos diferentes perfis de usuários, Rodrigo se mostrou o mais importante para o sucesso do serviço desenvolvido, sendo então desenvolvidos como a persona primária do projeto.

Persona

Rodrigo L.
“Eu preciso que busquem essas roupas no horário combinado, pois terei um compromisso”
27 anos Trabalha como desenvolvedor full-stack
Mora em Casa Forte, Recife
Namora mas mora sozinho
É um entusiasta de tecnologia

Rodrigo L.se mudou para Recife aos 25 anos para trabalhar em uma empresa de desenvolvimento de software. Longe dos pais, mora sozinho e “se vira” com os serviços domésticos. Porém, terceiriza atividades como a lavagem e organização de suas roupas, pois prefere gastar um dinheiro a mais com facilidades à sacrificar o seu tempo, principalmente por estar durante a semana ocupado com o trabalho, academia e projetos paralelos. Nos finais de semana, opta por relaxar e curtir um pouco com a namorada e os amigos.

Frustrações
Não confia nos horários marcados para coleta de suas roupas
Acha burocrático a remarcação de uma coleta ou entrega de roupas

Objetivos/Necessidades
Precisa que suas roupas sejam lavadas duas vezes por semana
Não deseja se preocupar com tarefas que podem ser terceirizadas
Precisa que o serviço prestado seja pontual mas que tenha flexibilidade na marcação da coleta e da entrega


Mapa de Jornada do Usuário

Baseado na coleta de dados realizada nas entrevistas, no questionário e nas avaliações on-line dos usuários, organizei e categorizei as observações em um Mapa de Jornada do Usuário. Dessa forma, foi possível evidenciar os pain points dos consumidores e conhecer as possíveis oportunidades.
A construção do mapa de experiência do usuário foi importante para identificar os pain points das personas e enxergar as oportunidades baseadas nela.

Pain Points

• Confusão ao comparar preços e pacotes
• Falta de tempo para acompanhamen
to do serviço
• Dificuldade de remarcar horários de busca e entrega de roupas
• Falta de feedback do sistema de delivery com o usuário


Flowchart

Um fluxograma da contratação do serviço foi desenvolvido para dar suporte na construção da página, permitindo que a agilidade do processo fosse priorizada.
Visual Design
Obrigado!

Sooap UX/UI Case
Published:

Sooap UX/UI Case

Published: