Eduardo Toito's profileLucas Cerqueira's profile

Parkinho - Mobiliário público para parkour.

Projeto de Design de produto realizado para a faculdade. 
     O projeto tem como proposta desenvolver um design de produto para um espaço público, sendo sua principal premissa que o produto deve ser um mobiliário para brincar, seguido pelo o intuito social de revitalizar parques e espaços públicos em Santos. Para realizar este projeto o grupo escolheu a praça “Abílio Rodrigues Paz” localizada no bairro Aparecida, com a intenção de integrar o espaço e incentivar a prática de atividade física e do esporte Parkour, para crianças a partir de 9 anos, fornecendo através do mobiliário peças de interação que incentivarão o desenvolvimento físico e o equilíbrio. O projeto foi desenvolvido em sua primeira etapa através de pesquisas de campo, reuniões com profissionais do estilo de vida do Parkour e seus alunos. Definindo então aquilo que  poderia ser utilizado para integrar a paisagem da cidade, e ainda abranger a finalidade de ser considerado um mobiliário de Parkour.
     O objetivo do projeto era que o produto final pudesse ser usado tanto pelos praticantes de parkour quanto outros públicos que viessem visitar a praça, visto que a praça em questão costumava sediar alguns eventos como shows e feiras, portanto o produto desenvolvido deveria atender tais demandas também. Seguindo para a fase de desenvolvimento, com a criação de maquetes em 3D, desenhos, e estudo de materiais, e testes com protótipos realizados ao longo da trajetória.
Também foi desenvolvida uma identidade visual para o projeto.
O projeto foi desenvolvido em sua primeira etapa através de pesquisas de campo, reuniões com profissionais do estilo de vida do Parkour e seus alunos, que apontavam a falta de locais para a prática.
Durante o desenvolvimento do projeto também houveram estudos sobre os materiais que seriam utilizados no produto, dando preferência àquilo que fosse sustentável.
Nesta parte do projeto todo o conhecimento adquirido na etapa de pesquisa foi aplicado em função da geração de ideias, desenvolvendo os primeiros desenhos, protótipos e testes.
Ficou definido então que o produto deveria integrar a paisagem da cidade, e ainda abranger a finalidade de ser considerado um mobiliário de Parkour.
Em paralelo, foi desenvolvida uma marca para o projeto.
E o produto final ficou dividido em 3 partes, que funcionavam tanto individualmente quanto em conjunto.
A proposta de decoração fornecida foi a utilização do espaço em concreto contido no produto para a realização de artes feitas por grafiteiros da região, dessa forma compondo um espaço que fosse familiar a quem morasse por perto, e promovendo a arte como um todo. (Abaixo está um exemplo da mesma proposta, realizada em um colégio também da cidade de Santos - SP)
Parkinho - Mobiliário público para parkour.
Published: