técnica: tinta e máscara adesiva | área de pintura: 300 m²
parque minhocão, são paulo, 2015
fotos: joão nitsche e andré scarpa

A legislação para construção no centro da cidade e arredores permitia a construção de edifícios junto aos recuos a fim de conformar as frentes de rua formando grande eixos construídos. As mudanças de planejamento, construções antigas que não acompanharam essas transformações e terrenos expectantes da cidade acabaram por não conformar essa malha urbana, o que permitiu o surgimento das chamadas "empenas cegas", laterais dos edifícios junto aos limites do terreno que não tiveram a continuidade de outro prédio anexo.
Essas empenas cegas surgem como grandes paredões sem aberturas nos edifícios de São Paulo e estão presentes por toda a cidade. Chegaram a servir como grandes plataformas publicitárias tipo “outdoor” até o implantação da lei "Cidade Limpa", que impediu este tipo de utilização.
Porém não só o mercado enxerga o potencial desses espaços.Eles são um verdadeiro objeto de desejo de pichadores, grafiteiros e artistas- o desejo de transformar uma empena cega numa empena viva!
Especialmente no Parque Minhocão as empenas cegas formam um impressionante conjunto de "telas brancas", como se o elevado fosse uma grande galeria suspensa em escala metropolitana.
É importante dizer que estas grandes empenas não são apenas “telas brancas”, elas são como grandes fatias destas construções, são cortes dos edifícios em escala real.
O projeto, encomendado especialmente para a “Virada Cultural 2015”, potencializou esta possibilidade com a pintura da Empena de 10 andares e 10metros de largura do Edifício Paulo Theodoro, na Avenida General Olimpio da Silveira, 327, Avenida sob o Minhocão.
Foram 4 semanas de projeto e negociação com possíveis edifícios; 5 dias de execução incluindo aluguel e instalação de plataforma para 3 pintores com 10metros de trilho e cabos de aço (para execução da pintura como o cabeçote de uma grande impressora); mangueira de nível, prumo, linha de marcação e fita crepe; 3 demãos de tinta preta especial para piso e 43 máscaras de adesivo: 43 silhuetas de seres vivos desenhadas em negativo com o fundo existente da empena, pessoas desenhadas com a cidade.
Empena Viva
Published:

Empena Viva

Published:

Creative Fields