Votorantim

Da energia ao suco
Do cimento ao alumínio. 
Do presente para o futuro. 

O nosso desafio era grande: trabalhar com a Votorantim, uma marca admirada, com fortes atributos ligados à sua história e que faz parte do desenvolvimento do País.

Logo que iniciamos o nosso projeto identificamos que a Votorantim estava passando por uma grande transformação no seu modelo de gestão, a empresa estava se estruturando para atuar como uma gestora de portfólio. Uma mudança que impactaria diretamente a sua estratégia de marca em duas áreas: arquitetura e posicionamento.
O nosso primeiro passo foi repensar a arquitetura de marca do grupo, ou seja, a relação das marcas das investidas com a marca mãe, com a Votorantim. 
Depois dessa etapa concluída era hora de pensar em um posicionamento capaz de representar esse novo momento da Votorantim. Para nós estava claro desde o diagnóstico que a nova marca deveria respeitar e valorizar o legado dos seus últimos 100 anos, mas, ao mesmo tempo, precisaria trazer leveza e contemporaneidade para evoluir e construir os seus próximos 100 anos.

E pensando justamente nesses próximos 100 anos, é que nós construimos a nova estratégia de marca da Votorantim. Uma nova marca que acredita que evoluir é ter coragem de repensar, ressignificar e retribuir. Uma marca para a qual o futuro não é desconhecido, pois enxerga e antecipa o novo, e assim, ajuda a construir um futuro que já começou. Uma marca que tem coragem de provocar o melhor de cada um para chegar no melhor de todos.

A identidade visual da nova marca explora o olhar da Votorantim para o Futuro. Um olhar amplo, sólido e conectado, que é representado graficamente pela abertura da letra V da marca. Além disso, o novo logo escrito em letras maiúsculas, transmite a perenidade e a solidez da empresa, e traz influências da marca anterior por meio do corte na inicial do nome. A identidade ganha mais vida com o novo azul, mais marcante e vibrante, e combinado com as outras cores, traz um sistema cromático inspirador e jovem. Por fim, o universo visual conta com o apoio da Votorantim Sans, uma família tipográfica exclusiva inspirada no legado da empresa e que é utilizada como fio condutor, o endosso visual, entre todas suas investidas.








Creative Direction: Beto Almeida, Sergio Cury
Design Coordinator: Leandro Strobel
Visual Identity: Leandro Strobel, Carlos Teles
Verbal Identity: Felipe Valério, Pedro Kastelic
Brand Strategy: André Matias, Olívia Guerra
Institutional Brands: Carlos Hakim, Fabio Santana
Type Design: Fabio Haag



Votorantim
Published: