Hugo Matos's profile

Orange Parking - aplicativo móvel

Orange parking - aplicação móvel para uma rede de estacionamentos
Ano/lugar
O objetivo do projeto era entregar valor aos usuários de estacionamento. Tendo como foco também a missão de fazer o usuário ganhar tempo, conforto e agilidade. A Partir desses objetivos foi gerada uma lista de funcionalidades essenciais no app e também para os próximos anos, priorizada por metas do usuário, objetivos do negócio, e tecnologia.
O desafio era entregar valor para os clientes de uma rede de estacionamentos comerciais através de um 
aplicativo para dispositivos móveis. 
O objetivo era fazer o usuário ganhar tempo, conforto e agilidade. E, seguindo o propósito levantei algumas opções que entregam valor agregado ao negócio, como: lembrar o usuário de que ele já está estacionado há X tempo; lembrar o usuário de que o carro está estacionado no lugar Y, e disponibilizar um ambiente onde ele possa identificar estacionamentos da rede próximo da sua localização.
Eu atuei como UX/UI Designer realizando:
- Entrevista com usuário
- Benchmarking
- Proposta de valor
- Rabisco/Wireframes
- Personas
- Mapa de jornada
- User Flow
- Identidade visual
- Visual Design
- Prototipagem (hi-fi)

Resultado final
O protótipo construído na etapa final da sprint foi desenvolvido com base no material design e conseguiu solucionar tasks mais objetivas como problemas de localização e informação sobre estacionamentos, reserva de vaga, rota até a vaga/estacionamento escolhido, gestão de gastos e uso do estacionamento cumprindo com a proposta de valor que inicialmente eu havia proposto.
Abaixo segue, de forma mais detalhada, as etapas do processo para criar o resultado final.
Sprint 1:  Descoberta e definição
O primeiro passo foi validar a ideia do app, assim como os problemas hipoteticamente levantados. Utilizei alguns motoristas de uber que usei durante esse dia para fazer algumas perguntas para entender quais são as dores deles quando precisam estacionar o carro em um dia “normal”, fora do horário que atuam como motoristas de uber. Alguns desses entrevistados citaram casos de outros passageiros que em conversas informais falaram das suas dores ao procurar lugares para estacionar, pagar e até mesmo achar os seus carros. A partir dessas conversas criei duas proto-personas e escolhi a Jordana por ser a que mais se beneficiaria da solução.
Construí um mapa de empatia que me ajudou a entender onde eram os pontos de tensão no cenário que ela protagonizava, e a entender como ela encarava isso e o que poderia ser feito para solucionar essas experiências ruins. Elaborei também alguns cenários de uso, através de um storytelling. Gerando um mapa de jornada para entender quais poderiam ser os pontos de fricção que ela teria durante a jornada.
A partir desse entendimento de quem é o meu usuário, fiz um levantamento de aplicações que resolvem esses problemas, para ter ideias que poderiam oferecer uma experiência melhor e atender com excelência a essas necessidades.
Sprint 2: Ideação e teste
E na segunda sprint estruturei a proposta de valor que queria entregar para os usuários, que vai ajudar usuários como Jordana, uma representante comercial que utiliza muito os serviços de estacionamento de carros, a localizar estacionamentos próximos, além de visualizar as vagas disponíveis e também acompanhar o tempo e os valores a serem cobrados enquanto estiver com seu carro parada em algum desses estabelecimentos. Tudo isso de forma prática, rápida, segura e simples.
Desenhei um fluxo de navegação do usuário, para me orientar já com algum esboço de possíveis telas, levantando algumas ações que ele poderia realizar as tarefas. Usei a técnica de crazy eight para idear em cada feature proposta, gerando alternativas de solucionar os problemas e comecei a desenhar de fato as telas.
A primeira versão desses wireframes trouxeram features de cadastro, histórico de uso, solucionou problemas como: encontrar um estacionamento próximo, pagar ticket de formas diversas, seja por leitor de código, interpag, cartão de crédito  e até alguns não explorados como as recompensas por volume de uso.
Entreguei o protótipo para alguns dos entrevistados e o feedback foi bem diferente, eles me mostraram que precisavam de muitos cliques para cadastrar todas as informações, que ainda faltava resolver os problemas centrais que motivaram o aplicativo de uma forma mais assertiva. E validaram ideias de múltiplas formas para pagamento do ticket e queriam ver mais informações ao encontrar o estacionamento próximo como número de vagas, valores, tipos de veículo e formas de pagamento.
Sprint 3: Planejamento, construção e entrega
Cheguei a outra versão que acredito estar mais próxima esperado, e de acordo com parâmetros do material design. Esse protótipo solucionando os problemas de localização e informação sobre estacionamentos, reserva de vaga, rota até a vaga/estacionamento escolhido, gestão de gastos e uso do estacionamento cumprindo com a proposta de valor que inicialmente eu havia proposto. Tasks essas, que foram questionadas pelos usuários na primeira iteração.
Conclusão
Aplicar pela primeira vez um design sprint para gerar o mvp, gerenciando tempo, validando conceito, atento as  possibilidades de desenvolvimento, entrevistar usuários e conseguir um resultado assertivo em pouco tempo, fazendo tudo sozinho, foi o maior desafio. No fim, foi muito gratificante apresentar para colegas que poderiam ser possíveis usuários e receber feedbacks positivos como:
“Facilitaria muito a minha vida, ainda mais que não tenho seguro do carro. Faria tudo pelo celular, sem grilos” Marcelo Felix.
Orange Parking - aplicativo móvel
Published:

Orange Parking - aplicativo móvel

Orange parking - aplicação móvel para uma rede de estacionamentos

Published: