Eric Luan de Andrade's profile

SelvaPet | UX/UI design




SelvaPet: adoção responsável e agilidade na oferta de produtos e serviços via aplicativo

Com a proposta de aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pelas ONGs e agilizar os trâmites no processo de adoção, o Aplicativo SelvaPet abre caminho para que cães e gatos tenham a oportunidade de encontrar um lar, e principalmente, donos responsáveis. A plataforma foi desenvolvida de maneira exclusiva e coloca uma série de recursos e serviços à disposição dos usuários via e-commerce.

O projeto fez uso dos conceitos do Design Emocional, de Donald Norman, para avaliar o processo atual de adoção de animais de estimação. A partir dessa avaliação, considerou-se os pontos fortes e também os fracos, com enfoque em solucioná-los.

Em relação ao desenvolvimento do aplicativo destaca-se: sua qualidade de navegação, que entende as necessidades do usuário e otimiza a experiência online. Para isso, optou-se por uma comunicação visual eficaz, não só esteticamente, mas que com uma navegação intuitiva. Após uma série de estudos e testes envolvendo o público alvo da plataforma, seguiu-se uma linha para torná-la fluida, rápida e segura.

Entre as principais funções do Aplicativo SelvaPet, o usuário pode optar por:

Adoção: com base nas informações do perfil do interessado em adotar, seja um cão ou um gato, o SelvaPet vai avaliar os dados e posteriormente sugerir qual é o pet mais adequado para o usuário em questão. Nesta função, aqueles usuários que não possuem mais condições de manter ou que por alguma outra justificativa não possam permanecer com seu próprio pet, também podem colocá-lo para adoção. Independente da opção, o aplicativo faz um trabalho de curadoria e assim evita que ocorra um dos principais motivos de abandonos pós adoção, que é a incompatibilidade do tutor com o pet, e casos de futuros abandonos, por usuários sem recursos.

Parceria com ONGs pet / Doações: o SelvaPet conta com uma aba para anunciar os animais disponíveis para adoção em ONGs parceiras. Por conta deste mecanismo, as informações atingem um público maior do que em feiras de adoção. Além disso, as ONGs podem receber doações via aplicativo, estas que serão revertidas em créditos para compra de produtos e serviços veterinários dentro do SelvaPet. Para prestar um serviço de transparência sobre o destino das doações, cada doador recebe uma mensagem automática no aplicativo, com a descrição de qual serviço ou produto a sua contribuição foi empregada, como por exemplo:

Serviços (Banho e tosa / hospedagem ): o usuário pode solicitar serviços para seus pets, bem como, oferecer serviços e ganhar por isso (na seção de marketplace ele consegue oferecer produtos pet; já os serviços, cada um é ofertado em suas respectivas abas).

Saúde pet: veterinários podem se cadastrar no aplicativo e oferecer seus serviços, especificamente para os usuários do SelvaPet.

Marketplace: aqui, a ideia é oferecer de tudo que seja relacionado ao mundo pet. Quando o usuário fizer a busca, sugestões de produtos (baseados no seu(s) pet(s) cadastrado(s) na plataforma) vão aparecer de imediato.

Onde está meu pet: nessa aba o usuário pode contar com dois recursos: anúncio em busca de um animal que fugiu ou de um animal que estava perdido e foi encontrado. É possível fazer uma busca por imagem, onde o aplicativo faz uma comparação com os pets já cadastrados na plataforma, a fim de encontrar o animal que mais se assemelha ao que o usuário está em busca ou encontrou. O usuário pode entrar em contato com o tutor do pet desaparecido e combinar a devolução do mesmo.

Conexão do aplicativo com rastreadores gps: com este recurso, o usuário pode encontrar o próprio pet sempre que necessitar. 

ID pet: Cada animal cadastrado no aplicativo vai ter um link e QR Code de perfil público, o qual o usuário pode anexar em pingentes de identificação.


Universidade de Caxias do Sul
Orientadora: Ana Valquiria Prudencio
Ano: 2018

SelvaPet | UX/UI design
Published:

SelvaPet | UX/UI design

Aperfeiçoar o trabalho desenvolvido por ONGs protetoras de animais, como cães e gatos. Fornecendo uma plataforma que ajude no processo de adoção Read More

Published: