Projeto: Anexo de Campus da UFPR/PR
Programa: Comercial
Cliente: UFPR
Área:  11.0000 m²
Local:  Curitiba- PR
Status: Projeto
Ano: 2012

Equipe:  Diego Viana Gomes, Juliana Meira Araujo Aguiar, Saul Kaminsky Bernfeld Oliveira, Yan Cunha, Petra di Bert, Cati Bas Casp
Evolução / Evolution
Planta de Situação / Site Plan
Perspectiva Interna /  Indoor Perspective
Verde como Intervenção
Imaginar um Campus Universitário verde e de qualidade arquitetônica, conectado a uma cidade e a uma população como a de Curitiba foi o eixo principal para o desenvolvimento da proposta. Para Isso, optou-se, inicialmente, em entender as condicionantes do terreno junto ao programa arquitetônico solicitado distribuindo e ligando às necessidades de espaço de maneira sustentável, eficiente, inteligente e na escala humana.

Compatibilizar o grande programa arquitetônico para o projeto em uma área tão delicada e com grande quantidade de vegetação se mostrou uma árdua tarefa. Entretanto o respeito a este ponto tornou-se um direcionador do projeto modelando as edificações e o masterplan da área a partir deste princípio.

Novos Caminhos
Foi proposto um fluxo dinâmico para o sítio, democratizando os acessos e concentrando-os em uma praça central que conta com um teatro aberto e um pequeno pavilhão de exposições de maneira que o espaço onde a  intervenção foi proposta não exclua sua vizinhança, convidando os pedestres a entrarem no campus e participarem da rotina dos alunos dos cursos de artes, comunicação e design.

Em contra partida, no intuito de minimizar o impacto de veículos poluentes no sítio, foi proposta uma única via de acesso conectando a Rua do Bom Jesus ao estacionamento subterrâneo da UFPR, que já conta desde a primeira etapa com o número de vagas da futura ampliação, diminuindo os futuros custos com escavação e permitindo o desenvolvimento da vegetação preservada.

O número de vagas descobertas também foi reduzido, pois entendeu-se que não havia necessidade de ceder espaço para este tipo de transporte, priorizando os meios de transportes alternativos utilizados pelos jovens, como bicicleta, patins, skate etc.

Das edificações
A solução arquitetônica adotada para as edificações propostas busca encontrar o equilíbrio do espaço construído com o lote e sua vizinhança.

Assim o programa solicitado foi distribuído em 3 edificações distintas, sendo uma principal dividida em dois volumes horizontais com 5 pavimentos cada, distantes por um grande átrio verde central e conexões via passarelas. Uma segunda edificação dividida em 4 volumes distintos e 2 pavimentos foi proposta para abrigar o programa da Reserva Técnica do MAE e a TV/Rádio Universitária da UFPR.

Além das novas edificações, foi proposta a requalificação do casarão existente com intuito de abrigar o auditório principal, os dois auditórios menores, o salão de exposição/Foyer e a coordenação geral dos cursos.

Todas as edificações que foram propostas e modificadas contam com sanitários bem dimensionados e acessibilidade para PNE, democratizando seus usos.

Disposição dos Cursos e Ampliações
Levando em consideração a melhor distribuição e comunicação dos cursos de Design, Artes e Comunicação foi proposto um sistema de “distribuição por torre”, locando assim em cada extremidade da edificação principal e centro de circulação vertical  um curso diferente. Este modo de distribuição já prevê a inclusão de um novo curso objeto para a 2ª etapa a ser realizada posteriormente.

Optou-se em definir a ampliação da 2ª etapa possibilitando a inserção de mais um pavimento sobre o edifício principal, tornando mais fácil a construção e diminuindo os custos da ampliação, visto que as fundações já serão calculadas com a carga extra e a circulação vertical já estará pré-definida.
Planta Baixa Térreo Mezanino e Primeiro Pavimento / Ground, Mezzanine and 1º Floor
Planta Baixa Segundo, Terceiro e Quarto Pavimento / 2º 3º and 4º Floor
Garagem e Cobertura / Garage and Roof of the building
Estrutura e Materiais utilizados.
O projeto buscou utilizar materiais e técnicas da região optando assim por um sistema estrutural misto de aço e concreto com lajes nervuradas de 40 cm de espessura. O uso desta tecnologia permitiu no projeto grandes vãos livres com altura de 5,50m para o térreo, primeiro e segundo pavimento e 3,90m para o terceiro e quarto pavimento.

Optou-se em utilizar como material de revestimento no pavimento térreo laminados de madeira reflorestada, amplamente produzida no estado do Paraná, representando a individualidade da edificação, promovendo conforto visual e a conexão da edificação com a vizinhança.

Para os outros pavimentos optou-se em utilizar um sistema de fechamento vertical em blocos de cimento estrutural de fácil montagem e rápida execução. Para um melhor acabamento da edificação, foi projetado sobre os blocos de cimento uma massa única fina com textura sutil na cor branca.

Para a pavimentação das edificações foi projetado um sistema misto de deck laminado de madeira reflorestada com rasgos para iluminação em LED, piso cimentício em dois tons de cinza e blocos de cimento intertravados com grama em seu interior. 

Técnicas Sustentáveis
As edificações propostas buscam atender as novas certificações ambientais como o selo do Green Building e Acqua. Para isso a edificação conta com um misto de estratégias sustentáveis como: cobertura verde, captação de água pluvial, uso de materiais menos poluentes como a madeira reflorestada e o bloco de cimento com agregado reciclado, uso de marquises para proteção solar, aproveitamento da iluminação natural e uso de lâmpadas LED para o paisagismo, aproveitamento da ventilação cruzada, átrio central verde para redução da temperatura no verão e barreira acústica, brises em madeira laminada reflorestada para proteção solar no casarão reformado, Reserva técnica do MAE e Radio e TV da UFPR além do replantio de espécies vegetais próprias da região no entorno da edificação.
 
Perspectiva Interna 03 /  Indoor Perspective 03
Perspectiva Salas de Pesquisa/  Research Room Perspective
Perspectiva Geral / Main View
Perspectiva  02 /  Perspective 02
Perspectiva Auditório / Auditorium Pesrpective
UPR
Published:

Owner

UPR

UPR

Published:

Creative Fields