Thoz Agthoz's profile

des-SUSTENTÁVEL

                              des-Sustentável 

Sustentabilidade é uma forma consciente de usar os recursos do meio ambiente, suprindo as necessidade humana sem gerar uma escassez para futuras gerações.É uma relação entre o campo social, econômico e ambiental buscando soluções para diminuir a degradação da matéria prima. 
Em 1987, Gro Harlem Brundtland, a ex primeira ministra da Noruega e que atuou como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas, usou pela primeira vez o termo desenvolvimento sustentável. Ela publicou um livro (Our Common Future) onde escreveu em partes: “ Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades.” 
Esse modelo de desenvolvimento veio depois de muitos anos de exploração, que geraram sérios danos ao meio ambiente e na sociedade. Essa sociedade baseada no consumo, que trabalha com produções em alta escala, fabricação quase diária de novo produtos e extração de matéria prima do meio ambiente, foi o principal motivo para trazer esse questionamento sobre o modelo  produção, fazendo da sustentabilidade um proposta mais consciente para o futuro de nosso planeta. 
 
 

A sustentabilidade veio para moda como uma solução para um sistema baseada no consumo e na efemeridade, com uma maneira de repensar seus processos, visando uma produção mais consciente, abrindo novas possibilidades para a moda ter um modelo mais responsável e consciente. 
Em 2013, a indústria têxtil e de vestuário foram indicadas como a quarta maior atividade econômica global, pelo instituto UNIETHOS, nessa pesquisa aponta que essa indústria concentra 5,7% da produção manufatureira e 14% do emprego mundial. Em contra partida ela também é  indiciada como a 5° mais poluente do  mundo.
 

 
Fast fashion é o modelo de produção e consumo praticado por maioria das marcas e redes de varejo, que trabalham um sistema onde a fabricação, consumo e descarte acontecem de forma rápida, pois seguem as tendências ditas pelos estilistas e grades grifes da alta costura nas passarelas e semanas de moda do mundo. Esse modelo costuma trabalhar com uma alta produção, e investe em materiais e acabamentos de baixa qualidade, para ter um baixo custo de produção, sendo por isso responsável por uma grande parte de lixo têxteis. 
A primeira influencia da sustentabilidade na moda, é esse questionamento sobre os processos de produção e sobre esse consumo desenfreado, assim como as tendências, essas ideologias aplicadas a moda levam tempo para se massificar e se tornar ideologias mais usuais.  
Em 2004 , aconteceu um evento em Paris, que trazia em pauta a exploração de trabalho de funcionários de confecções e a exploração do meio ambiente, o ethical fashion show. 
 Após um acidente que matou cerca de 1.133 pessoas, em uma industria em Dhaka, Bangladesh, trazendo consigo tona a realidade de trabalho que grande magazines submetiam seus funcionários, surge o Fashion Revolution, que faz campanha pela reforma sistêmica da indústria da moda, com foco na necessidade de maior transparência na cadeia de suprimentos da moda.  
 Com essa serie de movimentos surgidos na moda que questionam seu sistema de produção, a única saída é trazer novos caminhos e sistemas de consumo consciente um deles é o Slow Fashion, que é uma moda mais devagar, que procurar trabalhar com peças com qualidade e durabilidade vem para ser o oposto do Fast Fashion; e o Upcycling que consiste em dar uma nova proposta a um material que iria ser descartado sem degrada sua qualudade de composição. 

CREDITOS
Fotografa: Esther Dantas
Modelo/Roupa/EdiçãoThomaz Agthoz
des-SUSTENTÁVEL
Published:

Owner

des-SUSTENTÁVEL

A sustentabilidade é uma obrigação de todos, o mundo precisa de nossa ajuda, tenha consciência! evite despedircios! use o necessário! o planeta a Read More

Published: