Vila Nova de Famalicão | City Identity


Proposta de Identidade Gráfica para a cidade de Vila Nova de Famalicão
Vila Nova de Famalicão é uma cidade cada vez mais global, mas que não esquece o local. Cidade rica, que vive para o futuro sem nunca deixar de lado o passado; que abraça a sua genuinidade na arte de saber receber e fazer-nos sentir em casa. É o amanhã com base no presente, no que a faz ser como é agora, com os olhos postos num horizonte próximo, nas pessoas que lhe dão vida e nos que ainda hão de chegar.

Uma cidade onde todos os pormenores contam e em que, com a sua história e as suas gentes, se projeta todos os dias para novos mundos e novos desafios; que, ao longo dos últimos anos, tem sabido mudar a sua imagem perante os seus e perante os que a descobrem pela primeira vez... Cidade aberta, atenta e destemida.​​​​​​​
Famalicão é o seu lugar.
O objetivo lançado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão foi o de “promover a atratividade nacional e internacional da cidade e o reforço da sua identidade e da autoestima dos que residem e trabalham no concelho, através de uma nova imagem visual do território e simultaneamente do Município” ou, por outras palavras, resumir graficamente a cidade e todas as suas potencialidades num jogo visual atrativo e que exprima, em toda a sua linha, a instituição, os seus serviços e as suas atividades; uma imagem que projete o que de melhor Famalicão tem e que expresse as suas gentes.

O nosso ponto de partida foi o lugar, o ser centro e núcleo de muitas áreas onde se destaca, uma espécie de plataforma bem viva e real que consegue mover várias peças. Não excluímos por completo a imagem que se assume desde 2005, concebida por altura das comemorações dos 800 anos da fundação do concelho, que adotamos como base para a forma que quisemos trazer para a nova identidade de Famalicão: a circunferência. 

Partimos assim para uma grelha que se constrói a partir de um contorno que encerra em si mesmo o conceito de lugar, de contexto periférico que a cidade manifesta e de sinal firme do norte de Portugal para o mundo. Essa circunferência assumida é desenhada pela tipografia, única e exclusivamente, conferindo-lhe um caráter intemporal, próprio e inimitável pela própria designação da palavra, pura e simples. Mais do que procurar algo representativo e icónico da cidade, a nossa proposta valoriza a cidade como um todo...  como timbre... como marca.
Privilegiando a palavra FAMALICÃO, o logótipo foi desenvolvido para se adaptar a diferentes suportes e tamanhos, tanto em contexto offline como online, podendo até assumir várias posições, se rodado no sentido dos ponteiros do relógio a 45 graus. Esta variação possibilita uma utilização do logótipo mais irreverente, que se ajusta ao assunto a comunicar, imagem, meios utilizados e públicos a atingir.

Numa circunferência que nunca se apresenta fechada, para simbolizar a abertura da cidade a todos os que a queiram visitar, nela investir e nela se perder, o logótipo apresenta-se por camadas num jogo visual de fácil percepção e de enorme versatilidade.
A imagem gráfica proposta utiliza, prioritariamente, o preto e o branco, bem como metálicos como prata, ouro ou bronze. O uso de acabamentos ricos e diferenciadores, como estampados e alto ou baixo relevo, atribui valor ao resultado final, conferindo um aspeto sóbrio e sofisticado a toda a composição. Apesar de, nos dias de hoje, os processos de comunicação serem bastante complexos, onde se assomam diferentes caminhos e interpretações, a simplicidade apresentada para a nova identidade visual de FAMALICÃO acaba por se destacar como elemento distintivo da mesma.

O logótipo tem também outra característica que o torna especial e uma mais valia para a marca FAMALICÃO. A possibilidade de poder funcionar em vários ângulos, rodando a 45 graus, sem perder a sua configuração inicial, define uma série de novas posições que aprimora uma identidade que se quer contemporânea e dinâmica.

A dimensão de um projeto como o desenvolvimento da identidade visual para a cidade de Vila Nova de Famalicão não podia estar dissociada do universo Câmara Municipal e seus serviços. Para isso, foi importante criar uma linguagem visual capaz de unir o logótipo principal ao conceito criado e às empresas municipais que o compõem. Uma linguagem que evite a disparidade entre vários logótipos, que exprima a cidade como um todo, que seja atual e internacional.

A solução gráfica, que apresentámos, pressupõe uma rede iconográfica que traduz em sinais visuais a realidade da cidade, território, atividades e serviços. No desenho da arquitetura da marca FAMALICÃO destacamos oito áreas de intervenção diferentes que terão representações iconográficas próprias – ação social; ambiente; cultura; desporto; economia; educação; património e segurança – que serão instrumentos de comunicação de fácil compreensão e rápida memorização.
A partir desta estruturação, desenvolvemos uma organização de ícones, visualmente rica e diversificada, completada por uma paleta de cores extensa e assinaturas distintas, que compõe todo este conceito.

FAMALICÃO É O SEU LUGAR, o slogan escolhido para todo este processo de rebranding, ganha força se explicarmos nos ícones e em toda a sua linguagem visual o que a faz ser o lugar certo. A polivalência de um logótipo que se desdobra em vários com o mesmo traço e com a assinatura adequada ao que se comunica dá, assim, ênfase ao valor e legitimidade da arquitetura da marca. 

Num diálogo permanente entre o logótipo principal, ícone e assinatura, apresentámos um conceito que envolve Câmara Municipal, empresas municipais, equipamentos culturais e desportivos, património, monumentos, símbolos, produtos, eventos e áreas de atividade, desvendando visualmente os famalicenses e seus hábitos, os locais mais emblemáticos da cidade, as figuras inesquecíveis, a paisagem e cada um dos momentos de referência deste Lugar que é de todos.

"Moderna, empreendedora, jovem e apaixonante, assim é Vila Nova de Famalicão. Um lugar que é dos que a fazem todos os dias e dos que ainda a hão de descobrir. Um lugar onde se merece estar e conhecer."


A identidade que propusemos para a cidade de Vila Nova de Famalicão é capaz de se desconstruir a ela mesma para atingir todos os públicos: os institucionais, os empresariais, os culturais, os mais jovens, os mais velhos, os ativos, os inativos, os de dentro e os de fora. O mundo de possibilidades que criámos a partir da desconstrução do próprio logótipo e, utilizando a elasticidade da tipografia escolhida e seus pesos, a representação visual da cidade nos diversos ícones, a paleta de cores definida para a rede iconográfica, compõe uma linguagem própria, multicolor e imagética, que confere a todo o conceito uma abrangência ainda maior.
  

Estudo prévio para concurso público nº 25/18/GAP para a conceção da identidade gráfica de Vila Nova de Famalicão.
Conceito: Pegada Criativa
Estratégia e textos: Ângela Rodrigues
Design: Diogo Vareta e Mariana Ferreira
Vídeo: Tiago A. Fonseca e Leonor Ponte
Vila Nova de Famalicão | City Identity
Published:

Vila Nova de Famalicão | City Identity

Proposta de Identidade Gráfica para a cidade de Vila Nova de Famalicão O objetivo lançado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão foi o Read More

Published: