Otávio Marques's profile

livro - objeto foto - objeto

LIVRO-OBJETO FOTO-OBJETO 2017

  Projeto de uma foto livro que discute a história da arquitetura paulistana. A partir de três formas de morar na cidade de São Paulo. 
  Os livros contêm 42 páginas, que podem ser usados como pôster, cada bloco discute uma casa e possui sua própria narrativa

  O primeiro, da Casa Bandeirista, é uma série de trabalhos gráficos, onde o objetivo é criar uma discussão sobre como tratamos nossa história. Três datas são destacadas: 1640,1940 e 2017. Em 1640 o Sítio Santo Antônio foi construído em São Roque; e, 1940, Mario de Andrade adquire e restaura o sítio; 2017, data da produção do livro. 
  O fato de hoje estudarmos as casas bandeiristas nas escolas e universidades se deve a forma como preservamos o nosso patrimônio. Uma visão crítica sobre a preservação é apresentada nesses pôsteres, discutindo questões como a quem o bandeirismo servia, a violência que foi praticada através dele, e sua influência na forma como o Brasil faz política.
   A primeira série de pôster acaba com a frase de Terra em Transe, filme de 1967, dirigido por Glauber Rocha: " Não conseguiu firmar o nobre pacto entre o cosmo sangrento e a alma pura". Esta frase define o ideário brasileiro, a tentativa de criar uma narrativa de miscigenação efetiva, sendo que a realidade foi um conflito sangrento, e que continua até hoje.  

  A segunda série de pôsteres, a Casa da Dona Veridiana, é um trabalho com "erros fotográficos". Pela impossibilidade de acesso ao terreno, utilizamos uma imagem livre, disponível na internet e ampliamos seu tamanho. O mesmo foi feito com fotos de edifícios contemporâneos com referencias neoclássicas. Ao ampliara foto a resolução se perde, e não é possível identificar a imagem. Cria-se a incerteza sobre o que é a casa da Dona Veridiana e o que apenas um edifício neoclássico de um bairro nobre paulistano.  
  A terceira série é da Vila Saboya, construída na década de 1930 localizada no Campos Elísios. Após "retrofit" as casas da vila passaram a ser escritórios. Discutimos a reutilização de locais históricos e seus efeitos difusos. Como a inacessibilidade de algo que poderia ser público, mas também a sua preservação material.
livro - objeto foto - objeto
Published:

Owner

livro - objeto foto - objeto

Published: