Pegada Criativa's profileMariana Ferreira's profile

Economia Circular | Agenda Regional do Norte | Branding

A economia circular é um tema que se impõe, cada vez mais, na agenda diária de todos nós. Substituindo o conceito de "fim de vida" da economia linear, a economia circular destaca ciclos de renovação num processo integrado que envolve vários players e que sustenta que o crescimento económico pode concretizar-se sem o aumento no consumo de recursos. Esta abordagem à produção e ao consumo permite criar inovação, novos produtos, serviços e novos modelos de negócio que contribuem para uma relação equilibrada entre indústria, consumidores e recursos naturais.
Assente na máxima "Fazer mais com menos.", a economia circular assume um papel importante na mudança transformacional dos produtos mas também mentalidades. A pensar nisto, a nossa proposta para a identidade visual da Agenda Regional do Norte para a Economia Circular desenvolve-se através das quatro palavras-chave do seu conceito estratégico: redução, recuperação, reparação e reutilização. Os quatro R's que aqui assumimos num círculo desenham uma abordagem global, criativa e versátil que permite não só um manifesto de reunião, mas também uma declaração de movimento.
A solução pressupõe ainda uma rede iconográfica que nasce a partir do centro da figura definida como logomarca. Foram desenhados sete ícones, diretos e de fácil memorização, que assumem cores diferentes e que servem de fio condutor para as sete áreas a comunicar. Com o objetivo de se harmonizar áreas tão distintas numa linguagem simples e comum, a rede iconográfica construída evolui de forma natural para uma série de padrões que compõem todo o conceito gráfico e que pode desdobrar-se quantas vezes for necessário nos mais variados suportes.
Para o desdobramento dos variados suportes de comunicação que este projeto exige, o ponto de partida foi sempre a reutilização de materiais. A possibilidade de criar uma nova vida para algo que já não cumpre com as suas funções é o mote para a construção de ferramentas de comunicação criativas, sustentáveis e que passam elas próprias o conceito de todo o projeto da Agenda Regional do Norte para a Economia Circular. Exemplo disso, são os blocos de notas produzidos com sobras de papel da gráfica onde foram impressos e a sinalética desenvolvida para as várias sessões de esclarecimento com caixas de fruta que já não serviam o seu propósito.

*outros suportes de comunicação em desenvolvimento
Economia Circular | Agenda Regional do Norte | Branding
Published:

Economia Circular | Agenda Regional do Norte | Branding

Assente na máxima "Fazer mais com menos.", a economia circular assume um papel importante na mudança transformacional dos produtos mas também men Read More

Published: