Salve.

Salve
Mostre que você se importa com a fauna brasileira. Salve.
Show that you too care about fauna. Salve (Brazilian term for “save”).
 
Por que Salvar? 
O Brasil possui 627 espécies reconhecidas pelo IBAMA como Ameaçadas de Extinção. Destas, algumas são ícones da fauna brasileira, como a onça pintada, o mico leão dourado, a preguiça de coleira, a tartaruga de pente, a arara azul grande e o tamanduá bandeira. 
Perdê-los seria como perder uma parte da identidade do Brasil.
 
IBAMA (Brazilian Environmental Institute) listed 627 endangered animal species. Some of them are considered Brazilian icons, such as the jaguar, the golden lion tamarin, the maned sloth, the hawksbill sea turtle, the hyacinth macaw and the giant anteater.
To lose them would be to lose a part of Brazil’s identity.

 
 
 
 
A intenção do projeto Salve é disseminar esse conhecimento através de um movimento que mude a realidade vivida por esses animais. O público alvo pretendido são os jovens de 18 a 24 anos, pois pesquisas indicam que estes possuem maior influência sobre a sociedade como um todo. Por isso o projeto consiste em uma exposição itinerante com produtos vendáveis: pulseiras, camisetas, carimbos, cadernetas e toy-arts. Todos com função viral que dariam início à disseminação do movimento mundialmente através da Copa de 2014.
 
 
 
 
identidadevisual
 
Marca•mãe
 
 
Marcas•filhas
 
 
 
 
produtosvirais
 
 
Cadernetas
 
 
Camisetas e Sacolas Ecológicas
 
 
Carimbos
 
 
Pulseiras
 
 
 
 
produtosdevaloragregado
 
 
Os principais produtos são os toy-arts (estatuetas dos animais estilizados). Além de representar as espécies ameaçadas de extinção, por possuírem imãs nas patas, podem ser colocados sobre superfícies ferromagnéticas para serem vistos e fotografados de formas inusitadas.
 
 
Toy Art da Arara Azul
 
 
Toy Art da Tartaruga de Pente
 
 
Toy Art do Tamanduá Bandeira
 
 
Toy Art do Bicho Preguiça
 
 
Toy Art da Onça Pintada
 
 
Toy Art do Mico Leão Dourado
 
 
 
 
embalagenstoys
 
 
Embalagens dos toys
 
 
Funcionamento da embalagem: quando retirada a tampa, a embalagen automaticamente se abre
 
 
A embalagem foi projetada para ser "revertida", possibilitando dupla disposição no PDV - a linguagem visual interna da embalagem mostra os motivos pelo qual o animal encontra-se em extinção
 
 
 
 
designdeexposição
 
 
A exposição em si seria uma forma de disseminar a ideia e os produtos. Seria localizada em pontos estratégicos: aeroportos e estádios das cidades-sede da Copa de 2014. 
 
 
 
 
exposiçãoparte1
 
A primeira parte da exposição dedica-se à transmissão do conhecimento. Inicialmente há breves textos explicativos tanto da exposição quanto de cada uma das espécies-foco apresentadas na exposição. Por meio de pequenas janelas (como simulação de binóculos), os usuários podem observar vídeos com imagens reais das espécies ameaçadas de extinção. Esse dispositivo garante que a linguagem visual não sofra a interferência entre as imagens reais e as estilizadas. Ainda nesse mesmo espaço encontrariam-se dials giratórios como dos antigos telefones, mas ao invés de números, abrigariam os seis ícones dos animais ameaçados. E no lugar do fone antigo, fones de ouvido novos e coloridos que, quando acionados pelo dial, reproduzem o som do animal chamado.
 
 
exposiçãoparte2
 
A segunda parte da exposição é dedicada à interação dos usuários com a exposição, estimulando a participação no movimento Salve. Por meio de três painéis eletrônicos com tela sensível ao toque e câmeras com sensores de movimento, o usuário pode interagir com sua imagem projetada na tela, aplicando filtros de cores e carimbos em si mesmo para tirar uma foto e compartilhá-la em redes sociais imediatamente.
 
 
 
exposiçãoparte3
 
A terceira parte da exposição é reservada para venda dos toy-arts, carimbos, cadernetas e camisetas. Produtos que, como citados anteriormente, possuem potencial de tornarem-se disseminadores do Salve. Assim o visitante parte da exposição instigado e possivelmente com desejo de contribuir com o movimento.
 
 
 
 
 
 
equipe
 
 
Alexa
 
 
Sara
 
 
João Pedro
 
 
Marina
 
 
Salve.
Published:

Salve.

This is an academic project developed by four Design students at UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). IBAMA (Brazilian Environmen Read More

Published: