Michele Lopes's profile

Box | A Cor da Música

 
Trabalho Acadêmico desenvolvido para o Projeto Interdisciplinar de Design Editorial: Música - Anos 60: Segregação Racial no 6º semestre em 2011.
O Box A Cor da Música - Quando a Voz Fala Mais Alto que a Pele tem como tema central a Música, e como por meio dela os cantores negros da década de 1960 foram capazes de ajudar o movimento social que lutava contra a segregação racial.
O projeto de diagramação dos livros manteve os conceitos do design editorial.
 
 
PROTAGONISTAS
A música negra da década de 1960 nos Estados Unidos foi um período em que determinados artistas tornaram-se muito populares, e passaram a escrever canções em que o tema central era a luta contra o preconceito racial tão presente na sociedade dessa época. Além da música, surgiram diferentes formas de combater o preconceito como na política, manifestações populares ou movimentos sociais, mas era a música que atingia o grande público negro e que expressava o desejo de liberdade do povo.
 
                             Progressão                                          Contrastes                                                União
 
 
 
Razões que motivaram o projeto: Estudar como os intérpretes negros foram capazes de dar notoriedade e apoiar o movimento que lutava pela justiça e pela nivelização dos direitos de todas as pessoas, independente de suas raças, e como foi possível lutar sem o uso da violência;
Público-Alvo: Ambos os sexos, classes A e B;
Oportunidade: Criar um produto (box de livros) que possa despertar o interesse do público por um dos movimentos sociais e raciais mais importantes do último século, além de mostrar-lhes a influência direta que muitos artistas tiveram no decorrer desse processo;
Problema: Explicar de que forma os músicos negros ajudaram a reforçar a frente que combatia o movimento segregacional;
Objetivo: Estabelecer e compreender a importância de tal acontecimento na história, e os motivos que acarretaram o início da resistência, assim como os principais personagens dessa história;
 
Foi observado que o mercado brasileiro possui uma deficiência no setor biográfico, em que se sente a falta de importantes histórias traduzidas para a língua portuguesa, como a do Ray Charles, Aretha Franklin e Chuck Berry, além de pouco material sobre o tema central: A luta pelo fim da segregação racial.
 
Peças:
1 Livro explicando o momento histórico e social do período da segregação nos EUA (Martin Luther King);
6 Livros Biográficos dos grandes intérpretes negros da década de 1960;
1 Case com 5 CDs com os maiores sucessos de cada cantor;
1 Jogo com 6 marca-páginas em formato de disco de vinil;
1 Caixa para armazenamento de todas as peças.
 
 
SIMULAÇÃO - EVENTO DE LANÇAMENTO ITAÚ CULTURAL - SP
Simulação de como ficaria o evento de lançamento do Box com peças aplicadas no Espaço Itaú Cultural. 
Haverá Palestras sobre a parte histórica (Movimento dos Direitos Civis); Banners do Box, Adesivos de Chão e Fones de Ouvido personalizados para o público poder conhecer melhor os cantores; E uma parte reservada para a venda do Box.
 
 
 
PUBLICAÇÃO
O Projeto A Cor da Música foi publicado na coluna Olhar Gráfico de Claúdio Ferlauto na Revista ABIGRAF nº 259 p.77, junto com outros projetos de TCC e Interdisciplinares realizados na Universidade Anhembi Morumbi.
 
 
 
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - 2011|02
Projeto Box - A Cor da Música
Envolvidos: 
Camilla Cianelli, Felipe Maróstica, Michele Lopes, Ricardo Martins, Roseli Yajima e Sara Santana 
 
 
 
 
Box | A Cor da Música
Published:

Box | A Cor da Música

Trabalho Acadêmico desenvolvido para o Projeto Interdisciplinar de Design Editorial: Música - Anos 60: Segregação Racial no 6º semestre em 2011. Read More

Published: