CRISTHIANO AGUIAR's profile

Arquitetura by Cristhiano Aguiar - Complexo de Lazer

Cristhiano Aguiar – Aluno da Graduação
Projeto de Arquitetura e Urbanismo para o Trabalho Final de Graduação 
Universidade Estadual de Maringá - UEM

Proposta de implantação de um “Complexo de Lazer para Sarutaiá – SP
Partido Arquitetônico

De maneira geral, pode-se dizer que o partido para este Complexo de Lazer visou:
- Descartar um edifício único multifuncional para abrigar todas as atividades do programa;
- Utilizar o terreno da maneira mais livre possível, não interditando o trânsito de quem quiser atravessá-lo;
- Um sistema de fluxos de circulação bem definido, além da existência de espaços fluidos e contínuos;
- Dispor as atividades voltadas para o lazer de forma muito clara;
- Distribuir as edificações principais ao longo de uma rua suspensa, um “passeio elevado”, com vistas para todos os lados;
- Locar no ponto mais baixo do terreno, na área central, a sede social e o bloco central, interligados ao ginásio de esportes pela rua aérea;
- Locar nesta área central entre estas edificações principais o conjunto das piscinas, o playground, os campos descobertos e a pista de bocha;
- Locar em pontos estratégicos ao longo do terreno os quiosques e churrasqueiras, os sanitários de apoio, a caixa d’água central e o pórtico, o píer, os estacionamentos e as guaritas de segurança.
- Desenvolver um projeto paisagístico harmônico e coerente não somente com a proposta das edificações, mas também, com as características locais e o entorno.
- Apresentar a linha horizontal como elemento gráfico, construtivo e definidor do solo liberado para o uso social, como as edificações e a rua aérea, a linha suspensa no ar apoiada nos mínimos elementos de apoio.
- Apresentar uma arquitetura de espaços abertos que enfatize a relação interior/exterior e reduza ao mínimo a introversão da edificação.



Além de abordar os tipos de espaços destinados às atividades de lazer, o programa para o Complexo reflete a preocupação em atender as necessidades e carências do seu público alvo, toda a população da cidade, de diferentes origens, interesses e faixas etárias.


De maneira sucinta, pode-se dizer que o projeto como um todo busca transformar o lugar através das construções, atuando no plano da geografia, apresentando através delas uma nova e inusitada paisagem urbana.


É nesse sentido e preocupação que o CLS - “Complexo de Lazer para Sarutaiá”, vem como proposta capaz de atender essa população alienada em relação aos equipamentos básicos de cultura para o lazer.







Arquitetura by Cristhiano Aguiar - Complexo de Lazer
Published:

Arquitetura by Cristhiano Aguiar - Complexo de Lazer

Published:

Creative Fields