Nicolas Teixeira Ferreira's profile

Cotidiano do Templo Budista Hoshoji

O Templo Hoshoji - Fotorreportagem de Andressa Binéli e Nicolas Teixeira

Localizado na reta de Piranema, em Itaguaí-RJ, é um dos 11 templos brasileiros que pregam o Budismo Primordial, religião estabelecida pelo próprio Buda. O Budismo Primordial tem como princípio fundamental os ensinamentos do Honmon Happon, que estão contidos na Doutrina (Sutra) da Flor de Lotus. O objetivo desta fé é o aperfeiçoamento espiritual (erradicação de karma negativo) de cada ser, visando principalmente a harmonia do Universo. 
Neste templo são realizados cultos diários na parte da manhã e á noite, além de eventos que visam a integração da comunidade, como gincanas e encontros mensais realizados na casa de seus seguidores. O espaço fica aberto a seus devotos, que podem visita-lo quando quiserem e, se precisarem, podem repousar por lá, no alojamento local.
O Budismo 

Tem como base a pratica o uso do corpo (Shin), a boca (Ku) e a mente (I).
No culto, pronuncia-se "Nyossetsu-shugyo-shou" em voz alta durante todo o processo de meditação, visando uma limpeza dos Karmas negativos. 
Para ritmar à oração, os devotos batem em sua perna, criando um coro no salão.
Flores são oferecidas no altar e devem estar sempre vivas, pois representam a vida de Buda. As luzes das velas simbolizam a sabedoria da iluminação budista e a água, oferecida ao Gohouzen (Altar) todas as manhãs, é o símbolo da compaixão. 

Para aproximar-se do altar, deve se estar descalço. Esse costume é para evitar que impurezas e energias negativas cheguem ao Gohouzen
O monge bate no Gan, que é uma espécie de vaso, isso dá ritmo para os fiéis durante a oração.
Respeito aos mortos

O Budismo Primordial demonstra uma intensa devoção  aos antepassados. Para contempla-los, incensos são oferecidos durante o culto, proporcionando um aroma agradável que, de acordo com o Sutra Lótus, é uma das dez formas de oferenda.
Undokai

Anualmente, o templo realiza esse evento, que é aberto a comunidade. Ele é uma forma de criar uma conexão maior entre os fiéis, e apresentar a religião aos visitantes. Isso é feito através de brincadeiras e gincanas, onde todos participam, até mesmo os idosos. É um momento descontraído, com muitas comidas e produtos japoneses, e que serve também para celebrar a cultura nipo-brasileira.
Cotidiano do Templo Budista Hoshoji
Published:

Cotidiano do Templo Budista Hoshoji

Published:

Creative Fields