vitor mendes's profile

Erros de gramática mais cometidos

Os seis erros de português mais cometidos em concursos!

O português é um idioma bem complicado. Com tantas regrinhas (que nem são usadas no nosso dia a dia), fica difícil mesmo não cometer alguns erros.
Hoje falaremos sobre os seis erros de português mais cometidos em concursos públicos. Fique atento para que você não cometa algum desses erros e fique para trás na pontuação!


1. Uso da crase
O uso da crase é uma das maiores dificuldades para a maioria das pessoas. Dentre os erros de português mais cometidos, a crase está em primeiro lugar.
A crase nada mais é do que a junção do artigo feminino “a” com a preposição “a”. Veja abaixo um exemplo:
Eu fui à escola – Eu fui para a escola (preposição + artigo)
De segunda a sexta – Não há uso de crase, já que não há preposição + artigo.
Leia bem antes todas as regras de emprego da crase para não cometer nenhum erro na hora da prova!








2. Por que, porque, por quê?

Você sabe como usar corretamente? Esse também é um dos erros de português mais cometidos, principalmente em redações.
O porque junto é usado sempre em respostas. O por que separado é sempre usado em perguntas. E o por quê com acento é sempre utilizado em perguntas no final das frases. Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo!


3. Interpretação de texto
Interpretar um texto corretamente é uma dificuldade de muitos candidatos. Tome cuidado ao ler um texto, procure ler mais de uma vez para se certificar do que o enunciado pede.
Procure ter certeza do que a questão pede, se é para justificar uma asserção, comparar alternativas, etc. Uma dica é ler bastante, tanto livros quanto jornais e revistas, e treinar a redação e interpretação treinando em outros simulados.


4. Erros de concordância
Vamos citar abaixo quatro dos erros mais cometidos de concordância:
Fazem cinco dias: Quando o fazer se refere ao tempo, ele não varia. Portanto, o correto seria faz cinco dias, faz dois anos, faz um mês, etc.
Haviam muitos garotos na escola: Quando haver se refere a algo que existe, ele não varia. Portanto, o correto seria havia muitos garotos.
Vende-se carros: O verbo vai sempre concordar com o sujeito. Se ele estiver no plural, o correto seria vendem-se carros.


5. Erros comuns de ortografia

Erros comuns de ortografia, como errar o mas/mais, escrever agente ou a gente, voçê, para mim fazer, afim, mal/mau, em anexo, etc, só são driblados com a prática e o costume da leitura e escrita. Quanto mais você ler, menos irá errar esse tipo de coisa. Não há outro modo senão adquirir o hábito da leitura.


6. “Comprei à prazo”
Eis mais uma regrinha sobre as crases. Nunca se deve usar uma crase que antecede uma palavra masculina. O caso é que quando pensamos em palavras masculinas, não há a possibilidade de usar artigo feminino mais preposição.
Porém, toda regra tem sua exceção. Pode sim haver crase antes de palavra masculina em alguns casos específicos, quando, por exemplo, há denotação de modo ou com a prévia utilização de pronome demonstrativo.
Mais uma vez, é necessário buscar mais a fundo as regras de crase, já que são várias.


Você comete algum dos erros de português citados acima? Então, comece a prestar mais atenção! Cada erro em um concurso público é um passo mais distante da aprovação.
Se você gostou do tema de hoje, deixe a sua curtida abaixo, e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais! Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo! E se você lembrar de algum erro muito cometido que não foi citado aqui, compartilhe conosco!
Erros de gramática mais cometidos
Published:

Erros de gramática mais cometidos

Published:

Creative Fields