*Projeto desenvolvido em parceria com Zargos Arquitetos

Localizada no bairro Buritis na cidade de Belo Horizonte o projeto tira proveito da legislação, da declividade do terreno e da vista privilegiada para a cidade para fundamentar o seu partido. Foi proposta uma casa de aspectos volumétricos e materiais simples, associada à articulação entre espaços sociais e íntimos. A casa foi setorizada de modo que a área social e de serviços ficassem na zona de acesso ao terreno e a residência, a área dos dormitórios foi reservada numa zona mais baixa junto ao jardim arborizado e reservado.

A proposta de implantação tira partido do declive do lote para explorar a vista da cidade. De qualquer ponto da casa, inclusive das quatro suítes, voltadas para o norte, é possível observar a bela paisagem externa. Brises horizontais e o avanço generoso do telhado controlam o intenso nível de insolação na fachada,sem no entanto, afetar as visuais externas. A luminosidade também penetra o interior da construção pelas aberturas nas fachadas da edificação.

Para adequação da topografia, foi proposto um corte-aterro complementar a fim de racionalizar a execução do projeto e tornar a obra mais sustentável. O método construtivo adotado utiliza a mão-de-obra e materiais disponíveis no local. Vidros favorecem a visualização da paisagem e a entrada de iluminação natural, enquanto venezianas de madeira permitem a ventilação cruzada. No sistema de ventilação cruzada e ao mesmo tempo seletiva a corrente de ar pode entra apenas pela veneziana superior das portas de vidro e saem por uma abertura de predominância também horizontal na parede oposta, colocada também rente ao teto. Deste modo o ar circula, na parte superior do ambiente, não fazendo que as pessoas fiquem diretamente expostas à correntes de vento quando isto não é conveniente. Beirais de sombreamento voltados principalmente para a face oeste e norte e a laje isotérmica funcionam como moderadores da temperatura.

O bloco social (cozinha, jantar, estar e TV) é abrigado pelo telhado de uma água e se encontra na parte de acesso da residência. A integração na área social comanda o layout, livre de divisões entre os ambientes e abertos para o deck da piscina e a vista panorâmica da cidade. Assim o ambiente externo abre a possibilidade de integração direta com o ambiente interno.

O bloco íntimo com 4 suítes (sendo uma máster) aproveita da distancia da área social para criar um ambiente reservado e calmo. Os quartos, como já citado, se abrem para a bela vista da cidade de Belo Horizonte e cada quarto possui uma varanda coberta estrategicamente protegida pelo volume dos banheiros das suítes, criando assim uma área individual para o ócio e relaxamento. Os banheiros também funcionam como barreira para a insolação oeste que se intensificada no horário da tarde.
CASA LÍBERO
Published:

CASA LÍBERO

Published:

Creative Fields