Atingidos



Mariana, 5 de novembro de 2015. 
Mariana, 5 de novembro de 2016.

"Atingidos". Do absurdo de um desastre tão grande, novos sentidos surgem e alguns termos se fortalecem. "Atingidos" é um deles. "Lama" é outro. 

O livro "Atingidos" conta a história da luta por direitos vivenciada no período de um ano pelos que foram afetados pelo desastre do rompimento da barragem de Bento Rodrigues em Mariana (MG). O olhar que conduz o leitor é o do Ministério Público de Minas Gerais, que esteve ao lado da população desde o acontecimento. 

A narrativa privilegia as pessoas e o processo de empoderamento por que passaram: ser atingido significa lutar diante de grandes instâncias, tais como multinacionais, estado e todo uma nova vida que se apresenta.


"Tarefa difícil a minha, tarefa difícil a nossa: aprender a ser atingidos"























A linha condutora da construção gráfica é a lama. 
Ela conduz a narrativa visual de um ponto a outro.


























O encontro é também um grande tema visual. Graficamente, há o tempo todo elementos em oposição a outros. É desta relação tão diversa que surge a luta. Ela se dá entre o acontecimento e os atingidos, entre empresas e os atingidos, entre o Ministério Público e os atingidos, e entre os próprios atingidos. A ideia de tempo também é forte no progresso gráfico. Partiremos do ponto do acontecimento – o desastre – rumo a um momento de fortes articulações e luta por direitos.









Apuração e redação do livro: Samuel Andrade
Projeto gráfico, diagramação e coordenação editorial: Amí Comunicação & Design
Fotografias do livro: Bruno Amarantes
Fotografia e montagem da apresentação: Renata Gomes


Atingidos
Published:

Atingidos

O livro "Atingidos" conta a história da luta por direitos pelos que vivenciaram o desastre do rompimento da barragem de Bento Rodrigues em Marian Read More

Published: