Rafael Sp's profile

Fotografia Autoral | TCC

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso Anual ministrado na Escola Omicron de Fotografia. Aulas ministradas pelas Professora e Coodernado de Ensino Lu Berlese. 

"O tema do TCC requer muito mais daquele que aceitou o convite para esta empreitada do que um simples ato fotográfico. Requer desprendimento e coragem para se buscar autoconhecimento.

Narciso diante da fonte. O espectador diante do quadro. Mas antes, o fotógrafo diante do visor da câmera. Sempre sou eu que me vejo diante da fotografia que olho. Sou como Narciso: acredito ver um outro, mas o que vejo é sempre uma imagem de mim mesmo.

O que é fotografia senão uma petrificação daquilo que vemos - ou que nos olha - através da lente? Um vez dado o golpe, sabe-se o que aconteceu com a cabeça cortada: inscreve-se para sempre n escudo - espelho. Assim como a fotografia que deixa que a imagem se imprima unicamente pela força do seu olhar petrificador. E, sobretudo, continua a exercer sistematicamente seu poder além de sua própria morte.

Ao utilizar as metáforas dos Mitos de Narciso e de Medusa com a própria fotografia, instigamos os alunos a buscarem, além da superfície, um significado especial e profundo para o que é ser aqui e agora.

E quem ousou abraçar essa superfície com o olhar e mergulhou nesse abismo sem medo e sem barreira, voltou com uma boa história para contar: Conhece-te a ti mesmo!

O espelho é o espaço mais fundo que existe - Clarice Lispector"


Desbotei a existência e apaguei as cores no profundo da escuridão vejo somente a ti "o artista" esquecido da infância . Mergulhado nos reflexos me deparo com a memória mais brilhante nessa zona abissal. Dela talvez retiro a reflexão sobre o que realmente "ser" aqui e agora.

Em uma espécie de formatura da sala, na faixa dos meus 7 ou anos, minha professora havia preparado faixas com adjetivos e características. Eram simples mas carregavam um ar de mérito e recompensa.Baseada na observação de si mesma e dos demais colegas, cada aluno era anunciado e vestido com sua devida faixa. Algumas descrições como "o bagunceiro", "o atleta", "a popular", etc. A faixa escolhida para mim foi "o artista". Nessa altura eu era uma criança boba e nunca tive discernimento completo das simples coisas sempre levei tudo ao pé da letra.

Tal episódio foi importante para compreender o real significado da palavra e que era ser artista, além apenas de me julgar um menino "arteiro". Nesse período eu abdicava da atenção ao quadro negro e apenas preenchia todas as folhas do caderno com desenhos intermináveis. A partir de então assimilei e reconheci melhor o adjetivo concebido. Não devido aos cadernos inundados de esboços e ilustrações nem dos dias de expressão nas paredes de casa ou atos no "teatro quarto".

Mas a relação de amo e liberdade a ponto de renunciar o essencial estudo e poder expressar a ideia e criatividade instantânea. Ser autêntico e sincero. O fato clareou minha auto observação porém mergulhando a mãe e agarrando-me desde uma gota de gente ela estava lá. Sem pedir, mesmo que fugisse, fui selado e o umbilical jamais cortado.

A arte é livre, serena, inocente, límpida, sincera e elegante em contradição selvagem, agressiva e obscura por natureza. Nasci puro e cristalino como suas águas e a arte feito esponja me absorveu. Achei que a fazia minha vida inteira mas sim o oposto. Sou fruto dela, sua obra principal que se lapida, aprimora e reedita com o tempo.

Ela me domina e no seu profundo só lhe resta. Na superfície reflete e dela preenche o vazio do outro, do qual acha que escreve sua história, no entanto, sou eu que te esboça assim como tu preenche minhas folhas ausentes de cor. Sou Narciso pela existência de mim em ti. E na soberba de me ver refletido em teus olhos. Sou Medusa petrificado pelo teu escudo de escolhas, a arte que supera o tempo e a morte.

Em compasso fez de mim sua partitura ao som de "futuro" floresço e cresço em tua sinfonia. Mesmo no silêncio me compreende e confundo se realmente é orgânica e translúcida ou colorida, sólida e palpável como ombro amigo.
O NASCIMENTO
O ENCONTRO
A ARTE
Na conclusão do Curso Anual da Escola Omicron de Fotografia é realizada uma Vernissage com todos os trabalhos das turmas do ano expostos na galeria, assim como, entrega dos diplomas e catálogo de fotógrafos formados. 
Fotografia Autoral | TCC
Published:

Owner

Fotografia Autoral | TCC

Published: