Ana Paula Lôbo Melo's profile

Um pouco sobre a Teoria das Cores

Um pouco sobre a teoria das cores 

As cores estão presentes em toda parte, na natureza com as pigmentações de plantas, cores dos animais, e em todos os aspectos de nossas vidas, como a pigmentação de nossas peles, cabelos, roupas, logomarcas, comida e etc. E elas não são fenômenos alheios, são fenômenos físicos dotados de significação tanto científica, como sócio-cultural.
A teoria das cores consiste na análise dos parâmetros principais envolvendo as cores, sendo estes o estudo do espectro de cores, do fenômeno relacionado à presença ou ausência de luz, saturações, da significação das cores assim como as emoções relacionadas a cada uma, entre outras.
   Dentro da teoria das cores é possível segmentar as cores em alguns grupos, sendo estes grupos o das cores puras denominadas cores primárias que não podem ser formada por nenhuma mistura e são compostas pelo azul, vermelho e amarelo. O grupo das cores secundárias que são originadas da combinação de cores primárias. E o grupo das cores terciárias, que são obtidas através da mistura de uma cor primária com uma cor secundária. Pode-se falar, ainda, das cores complementares que estão localizadas nos extremos opostos do círculo de cores, e as cores análogas, que são cores próximas dentro do círculo cromático.
    As cores são ondas eletromagnéticas que se distinguem entre si pelo comprimento que cada onda possui. Dentro do espectro visível de luz é possível encontrar sete cores, cores estas presentes no arco-íris. Isaac Newton comprovou que a luz branca é a combinação das 7 cores do espectro visível, ele constatou que a luz ao passar por um prisma se divide em diferentes cores. Nossos olhos percebem as cores devido a reflexão da luz que cada objeto causa, um objeto preto, por exemplo, por ter a propriedade de absorver todas as cores de luz que incidem sobre ele não reflete nada para os olhos, um objeto azul absorvem todas as outras cores, menos o azul, esse azul é refletido, e assim percebemos que aquele objeto é de fato azul. E um objeto branco reflete toda a luz que incide sobre ele. Sendo assim, as cores que vemos, são luzes refletidas.
   Existe dentro da formação de cores o RGB e o CMYK, que são padrões de cores aditivas e subtrativas respectivamente. A sigla RGB vem da junção das iniciais das palavras Red(vermelho), Green(verde) e Blue(azul), os monitores usam esse padrão, realizando a mistura dessas cores para compor imagens. Já o CMYK vem das palavras Cyan(Ciano), Magenta, Yellow( amarelo) e Black (preto), este padrão é mais utilizado para a produção de materiais impressos.
  As cores exercem grande influência sobre as pessoas, elas afetam o humor, possuem influência sobre as escolhas dos indivíduos e ainda apresentam uma significação sócio-cultural. Cores consideradas frias, como o azul e o violeta diminuem a pressão arterial e o ritmo cardíaco, deixando as pessoas mais quietas e retraídas. Cores quentes aumentam o ritmo cardíaco, o metabolismo fica mais acelerado, gerando por exemplo a fome, por isso lanchonetes tendem a usar mais as cores vermelho e laranja na decoração. Por sua vez as cores neutras causam sensação de conforto, por isso lugares de estudos fazem um maior uso dessas cores. Cores como o preto e o branco possuem significações distintas em diversas regiões do mundo. No Brasil o preto simboliza luto, e o branco paz. Já em países Asiáticos essa lógica é inversa, o Branco é tido como uma cor fúnebre, e o preto representa a paz, percebemos assim, que o significado das cores também possuem variações de acordo com a sociedade e cultura em questão.
Um pouco sobre a Teoria das Cores
Published:

Um pouco sobre a Teoria das Cores

Síntese sobre a teoria das cores, suas principais características e etc.

Published:

Creative Fields