Wallace Lopes's profile

Gabriella — Tipografia

A tipografia Gabriella Regular foi desenvolvida durante o meu TCC—Trabalho
de Conclusão de Curso no Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia da Paraíba—IFPB.


Este projeto consiste em um set de caracteres básicos, mais uma monografia,
que foram realizadas em meados de 2014 com o objetivo de aprimorar o processo
de leitura
de crianças das escolas públicas da Paraíba. Durante o processo, foram coletadas diversas caligrafias de crianças (do 1° e 2° ano do ensino fundamental),
e também com a ajuda do meu orientador, Daniel Lourenço, realizamos um questionário com cerca de 9 educadoras de escolas municipais de Cabedelo-PB.


The Gabriella Regular typography was developed during my Undergraduate Thesis
at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba — IFPB.

This project consists a set of basic characters, plus a monograph, which were carried out in mid-2014 with the aim of improving the process of reading children's of public schools in Paraíba.
Throughout the process, several children's handwriting (1st and 2nd year of elementary school) were collected, and also with the help of my professor, Daniel Lourenço, we conducted
a questionnaire with 9 teachers from municipal schools in Cabedelo-PB.


Download do TCC: https://goo.gl/CFtDSq
Download do artigo publicado no P&D:
https://goo.gl/RvdAF6






Os caracteres (de caixa baixa) possuem traços mais uniformes e mais próximos da escrita infantil, trazendo um pouco de familiaridade para crianças em processo de alfabetização.


Tanto suas ascendentes quanto suas descendentes, se diferem da maioria das tipografias, pois a Gabriella Regular, possui hastes mais longas e terminais que simulam a caligrafia, dando maior legibilidade e consequentemente facilitando a o entendimento de caracteres para crianças em processo de alfabetização.









Alguns  grupos de caracteres ou estilos de fontes são confundidos pelas crianças, principalmente se a fonte for muito geométrica ou "geometrizada". Portanto, caracteres que possuem maiores semelhanças, foram desenhados com maior diferenciação entre eles, afim de aprimorar o reconhecimento destes (b, d, p e q; 1, I e l; 9 e 6).








Gabriella — Tipografia
Published:

Owner

Project Made For

Gabriella — Tipografia

Projeto de desenho de caracteres desenvolvidos durante o TCC, com foco em legibilidade (reconhecimento de caracteres) e processo de leitura infan Read More

Published: