Vanessa Gomes's profile

Morgan | Short Film Animation

O curta-metragem "Morgan" foi concebido como o resultado de uma ampla pesquisa teórica realizada como meu trabalho de conclusão do curso de design oferecido pela Faculdades de Campinas (FACAMP). 

A animação apresenta a história de Morgan, um homem que está preso dentro de um pote transparente e que vive uma série de dilemas ao tentar escapar dessa situação um tanto inusitada.

O curta-metragem foi livremente inspirado na obra literária "A Metamorfose", de Franz Kafka e baseada na influência da visualidade pós-moderna.

 
 
 
 

​​​​​​​

Anima Mundi 2016
Exibição na sessão "De Olho Neles!".

Anim!Arte 2017
Menção honrosa
Categoria "Estudantes Brasileiros Universitários".

11º Edição Mostra Curta 2017
Exibição na sessão "Curta Campinas 1".

Programa Anima Mundi Brasil
Veiculado no Canal Brasil, 2018 - 7ª temporada
Filme selecionado para a exibição no episódio 12, "Anomalias Humanas".

12º Edição Mostra Curta 2019
Exibição na sessão "Curtas destaque das edições anteriores".

SESC TV 2021
Seleção para o programa "+CURTAS: ANIMAÇÃO".



 
 

O cenário não apresenta quase nenhuma modificação ao longo da animação e é composto apenas pelo pote transparente como elemento principal sobre uma superfície reta, como um chão ou uma mesa, e com um fundo texturizado – entende-se que seja uma parede.

O ambiente criado para o desenrolar das cenas é escuro e misterioso. As cores, texturas e efeitos de luz aplicados ao cenário foram escolhidos com o intuito de contrastar com o desenho e cores dos personagens. Já quanto ao formato do quadro – “janela clássica” (1,33) –, típica do formato da televisão nos anos 1990, foi escolhido devido a referência de desenhos animados que inspiraram esse trabalho de modo geral.
 
 
Ao longo da animação, o cenário sofre pequenas modificações.
 
 

O storyboard foi desenvolvido a partir do roteiro, com o objetivo de traduzir em imagens o que havia sido escrito em forma de texto, o que permitiu estudos visuais dos enquadramentos, mudanças de câmera e efeitos visuais. O desenho é bem simples, foram acabados com caneta nanquim e me permitiu ter uma ideia antecipada da versão final da animação.
 
 
Primeira e segunda páginas do storyboard.
 
 

A seguir, segue o resumo das mais diversas referências usadas para o desenvolvimento da animação.

 
 

A seguir, apresento algumas imagens da animação durante o seu desenvolvimento. Os primeiros testes foram feitos no papel, quadro a quadro e com a utilização de lápis e borracha.
 
 

Porém, após um certo tempo, os desenhos da animação passaram a ser feitos direto no software. A primeira etapa consistia no desenho de um rascunho, para depois a linha final já ser feita, seguida da coloração do desenho e da adição do cenário, que foi feito separadamente.

Primeira etapa: rascunho.
 
 
Segunda etapa: desenho da linha.
 
 
Trecho finalizado.
                                                                



 
 





Morgan | Short Film Animation
Published:

Morgan | Short Film Animation

Neste projeto, apresento uma prévia da animação que desenvolvi como trabalho de conclusão do curso de design que concluí pela Faculdades de Campi Read More

Published: