Helena Faria's profile

Instalação de iluminação - softlight

Localização Porto, Portugal
Datas projeto 2014
Datas intervenção 2014
Funções no projeto Participação na execução e intervenção no espaço
Site da empresa www.softlight.pt
 
 Location Oporto, Portugal
 Project time 2014
 Intervention time 2014
Role Team member in the execution and site assemblage
 Company's web site www.softlight.pt
A liberdade da imagem: design e comunicação visual em Portugal (1974-1986), foi uma exposição promovida pelo Governo de Portugal, integrada nas Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril e no programa de 2014/15 Ano do Design. A produção da mesma esteve ao cargo da ESAD - Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto. 
Foi para o evento de inauguração, na Casa do Infante, que se atuou ao nível da iluminação, numa intervenção que teve como premissa central a criação de uma atmosfera evocativa da singularidade e temática do evento.
 
Este trabalho consiste no projeto e realização de uma instalação efémera de luz, concebido pela empresa softlight - iluminação s.a. (softlight).
 
Era intenção de projeto a criação de uma instalação criadora de uma atmosfera evocativa da Revolução dos Cravos. Pretende-se que a iluminação produza uma sensação de festividade, de evento, de momento pontual no qual o público presente perceba que já não mais se encontra num museu, ou na sede do Arquivo Municipal, mas sim numa outra realidade.
 
O Cravo Vermelho é o símbolo da Revolução do 25 de Abril de 74, também conhecida como a Revolução dos Cravos. Desde sempre, este acontecimento da História de Portugal tem associação à cor vermelha. Evocando as imagens mais representativas desse episódio, o conceito desta intervenção é a cor vermelha, remetendo assim a atmosfera do evento para a cor predominante daquele dia, em que os soldados colocaram esta flor nas suas armas.
 
 
Assim, a intervenção contou com a colocação de luminárias modificadas com filtros vermelhos, incidentes nas superfícies verticais, de modo a produzir, à hora do evento, uma atmosfera de lus vermelha.
A liberdade da imagem: design e comunicação visual em Portugal (1974-1986), was an exhibition by the Portuguesa Government, for the revolution's 40 years commemoration. The production was made by ESAD and the Oporto's City Hall
 
The light installation was concieved for the opening cerimony and was concieved by softlight - iluminação s.a.
 
The red gillyflower is the symbol of the Revolution in Portugal. it was desired that the tone of the lighting was the same in order to set the mood and to invoke memories. For that, the luminaires were modified with red diffusers and placed near the vertical surfaces
ANTES / BEFORE
DEPOIS / AFTER
Imagens do evento cedidas por ESAD
Instalação de iluminação - softlight
Published:

Instalação de iluminação - softlight

Instalação de iluminação para um evento. Lighting installation for an event.

Published: