Laurenço Vieira Silva's profile

BERTA - proposta para concurso Bertrand Livreiros

Character Design
Berta
olhos grandes e cabelo arrebitado
elementos que compõem o universo da Berta
MEMÓRIA JUSTIFICATIVA
Quando vejo uma criança brincar fico sempre fascinado com a facilidade com que lidam com os objectos, com as diferentes situações com que se deparam ou com outras crianças mesmo em contextos diferentes daqueles que fazem parte da sua realidade diária. Foi esta essência divertida e descontraída que quis registar na minha proposta de criação de uma mascote para as livrarias Bertrand. Ao criar a personagem quis destacar a sua personalidade pois parece-me ser um dos aspectos mais importantes e que melhor possibilita uma identificação com o público infantojuvenil. Nos rascunhos que fui fazendo foram surgindo traços que lhe conferiam dinamismo, alegria e algum arrojo. Entre riscos sobrepostos e apagadelas de borracha foi ganhando vida uma personagem feminina sorridente, com olhos grandes e cabelo arrebitado: a Berta. O nome de baptismo surgiu por aproximação ao nome da livraria que lhe deu origem.
Não é possível ficar indiferente quando se olha para a Berta. A naturalidade com que brinca, a descontração com que se deita de barriga para baixo a ler um livro ou a forma simpática como nos recebe com um sorriso estampado e braços abertos provoca de imediato empatia. Como anfitriã da Bertrand é sem dúvida uma figura amigável e divertida, igual a qualquer criança que entre na livraria.
São cores quentes que dão energia a esta personagem, tendo como base as tonalidades laranja para estabelecer uma relação directa com a cor corporativa da Bertrand.
Os elementos que compõem o seu universo são objectos usuais que na imaginação de uma criança adquirem características especiais: o lápis que é também um foguetão que a leva a mundos desconhecidos, uma mochila que guarda livros e que é uma companheira de peripécias, um tapete que basta atirar ao ar para a transportar para todo o lado, um peluche que vive com ela as estórias e está presente em todos os momentos, a cama que é o cenário de cada brincadeira e um livro que lhe proporciona aventuras e descobertas.
Foi neste contexto que foi criada a Berta, a mascote que acima de tudo pretende ser igual a qualquer menina ou menino e que tem no universo literário a liberdade criativa que a nossa imaginação experimenta sempre que estamos em contacto com um livro.
BERTA - proposta para concurso Bertrand Livreiros
Published:

Owner

BERTA - proposta para concurso Bertrand Livreiros

Berta. Entre riscos sobrepostos e apagadelas de borracha foi ganhando vida uma personagem feminina sorridente, com olhos grandes e cabelo arrebit Read More

Published: