Foi proposta a criação de uma publicação híbrida, associada à Licenciatura em Design e Multimédia cujo objetivo fosse a disseminação de conteúdo baseado nos catálogos da "The Whole Earth Catalog". Uma publicação feita por estudantes para estudantes que partilham o mesmo espaço de ensino, e que partilham interesses comuns entre si.
 
 
 
Seleccionaram-se 15 artigos que traçassem as previsões e vestígios do nascer da cultura cibernética, mas também as perspetivas artísticas e criativas que os novos meios informáticos traziam ao meio do design e da arte. Tentei seleccionar artigos que explorassem a profundidade psicológica de tais desenvolvimentos na cultura, e entender as marcas que ainda existem nos nossos dias. Os últimos artigos querem provar a influência vasta destas mutações complexas e estranhas à sociedade da época, não só no mercado de trabalho, mas na vida das pessoas e nos seus novos tipos de escape.
 
Quis criar um veículo de comunicação para estes ideais que se insira num contexto actual para o estudante do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, ligado ao design e à informática, servindo-lhe referências culturais e gráficas. Para isso, servi-me de referências que metaforizam a cultura da informática e da digitalização do quotidiano em formatos novos no design (e exatamente o oposto) que exploram a imagem de uma forma diferente, muito mais direta e apropriada, mas também recorrendo a novos métodos para criação das imagens.
 
Explorando referências de coletivos artísticos como Metahaven, Pinar & Viola ou Jodi.org ou ainda artistas como Larry Cuba ou Andrew Thomas Huang, uma estética começou a alinhavar-se desde o início do projeto.
 
O nome dynamics nasce da dinâmica inerente ao departamento e de como uma zine pode funcionar como uma forma de transmissão de conhecimentos e de referências, quer textuais, quer gráficas.
 
 
 
Maquetagem e Prototipagem
 
 
 
A fase seguinte comportou um estudo de composição e maquetagem complexa para os dois suportes da publicação: ecrã digital e papel. Pensou-se numa estratégia publicitária que comportasse a manutenção da revista num suporte físico e o desenvolvimento web na mesma. O objeto final foi planeado tendo em conta a utilização da mesma, a natureza estudantil do objetivo da revista e tendo como base o conteúdo da publicação final. 
 
 
 
 
Produção final do primeiro número da revista
 
 
visite a página online
dynamics magazine
Published:

dynamics magazine

Publicação híbrida para contexto académico, com o objetivo de dinamizar a troca de informações e referências entre os estudantes

Published: