Renato Marques's profile

Aquatic Center Porto Alegre


Conceito do Urbanismos 
 
O primeiro centro aquático de Porto Alegre, implantado no quarto distrito da cidade, vem com um conceito de projeto monumento, aliando o espaço público com o projeto. 
Pensou-se em um projeto de área aberta, aonde o solo livre se mescle com a edificação, come se a vegetação subisse as paredes do projeto integrando ambos, a proposta dos másterpla foi dividir o projeto em quatro áreas diferente, sendo a primeira a do próprio centro aquático  que engloba  a praça seca que serve de eixo de ligação com a existente, em segundo vem os edifícios coorporativos  que tem a altura máxima de 52 metros, onde todos devem ter uma base comercial e na altura dos patamares devem permitir o acesso a edifícão,o próximo é o uso misto com altura máxima de 40 metros e deve seguir os mesmos programas de base e patamares do coorporativo assim como tem os de uso residencial mas com sua altura um pouco menores chegando as 35 metros.
 
Quanto ao entorno, se tem a ideia de criar edificações e projetos em união com diversos arquitetos. Essa prática já é adotada em diversos lugares do mundo, como campos de universidade e unidades de habitação de grande escala.

Conceito da Forma

O projeto segue um conceito que foi determinante para a definição de sua forma, ele foi inspirado em um nadador e como o atleta e a água se mesclam harmonicamente moldando-se conforme seus movimentos. 
.      
Foi tirado partido da transparência da agua para justificar a cúpula de vidro, como também o movimento de um nado de costas,quando o braço  que é projetado para fora da agua,que é representado pelo elemeto vertical do projeto. 
O projeto tem duas materialidades bem marcantes uma delas é o eco-telhado que representa o próprio terreno sendo erguido para a introdução do edifício que tem por si um revestimento de placas metálicas brancas.
Aquatic Center Porto Alegre
Published:

Aquatic Center Porto Alegre

Center Aquatic - 2015

Published: