Tanile Maria's profile

"Versos Velados", Instalação, 2016.

"Versos Velados"
Linguagem: Instalação
Ano: 2016
 
 
Sobre
 
Um das prendas de Dona Nair - a avó da artista -, senão a maior, era o bordado. E a figura de uma dama de chapéu e vestido longo no jardim florido era usada com frequência em sua criação. Para tanto, Nair tinha um método: desenhava a personagem com caneta esferográfica (em sua maioria) ou a lápis sobre papel de seda, para então, transferir os traços no tecido destinado.
Partindo do desenho original, Tanile reproduz a moça no jardim em dez unidades, mantendo o uso do mesmo material utilizado por sua avó. Na saia do vestido, a artista escolheu  e  escreveu  versos  de  03 poemas escritos por sua avó em seu caderninho de pensamentos. Para não abrir completamente a intimidade de Dona Nair, velou com parafina, trechos dos versos, oferecendo assim, a curiosidade ao observador, que por sua vez, acaba se tornando uma espécie de voyeur - no sentido do prazer em observar sua intimidade poética.
"Versos Velados", Instalação, 2016.
Published:

"Versos Velados", Instalação, 2016.

"Versos Velados" Instalação, 2016 Este trabalho integrou a exposição coletiva "Máximo Divisor Comum", na Galeria Cañizares, Salvador/BA, 2016.

Published:

Creative Fields