Ana Mattos's profile

Design de Superfícies | Frevo

​FREVO
A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como o Carnaval, de acordo com o Vocabulário Pernambucano, de Pereira da Costa.4
 
Trabalho desenvolvido no 3º Período do curso de Design Gráfico da Escola de Design - UEMG
Para realização do projeto foi feito pesquisa sobre o frevo e a xilogravura e após a análise dos dados coletados foi desenvolvido um kit de partes e padronagens, e escolhido o local e tipo de peça que os padrões iriam ser aplicados.
.
Referências 
 
Severino Borges. Xilogravador, nasceu no auge da literatura de cordel (uma mistura de jornalismo rústico e romanceiro da Paraíba). 
Seus desenhos não só surgem da imaginação, como são frutos da leitura, da pesquisa, e da observação minuciosa das manifestações populares nas ruas. Com um traço primitivo e de poucos detalhes, consegue dar vida ao folclore do Nordeste. Seu estilo é marcado pelo isolamento das figuras e pelo contraste do preto e branco.  Além do papel avulso, suas gravuras estão em azulejos queimados, canecas, pratos, camisetas, chapéus e panos. 
 
Bel Andrade Lima. Ilustradora e designer  traz, nas suas invenções, diversas referências à história e à arte do Recife e de Olinda, Bel é recifense que, de fato, vive, com alegria e intensidade, o espaço urbano. 
 
Paço do Frevo. Instalado no Bairro do Recife, o Paço do Frevo é um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, visando propagar sua prática para as futuras gerações. Foi criado um vasto universo de personalidades, histórias, memórias e experimentar o carnaval pernambucano durante o ano todo.
Usando como referência a xilogravura de Severino Borges, a arte da designer e Ilustradora Bel Andrade Lima, foram criados um kit de partes e módulos digitais para criação de patterns e aplicados como parte de simulação de material de divulgação do Paço do Frevo.
Um pouco da história do Frevo:
 
O Frevo é uma forma de expressão musical, coreográfica e poética que surgiu no final do século XIX no Carnaval de Pernambuco.  É composto pela dança do Frevo, chamada de Passo, e pela musicalidade singular das orquestras de metais e orquestras de pau e corda. Existem ainda as técnicas artesanais tradicionais de fabricação do estandarte, do flabelo e dos bonecos gigantes.
 
O ritmo foi popularizado a partir da década de 1930 , em três modalidades: Frevo de rua, Frevo canção e Frevo de bloco. Simultaneamente à música, foi-se inventando o passo, isto é, a dança  característica. Improvisada na rua, liberta e vigorosa, criada e recriada por passistas, a dança de jogo de braços e pernas é atribuída à ginga dos capoeiristas, que assumiam a defesa de bandas e blocos, ao mesmo tempo em que criavam a coreografia.
 
A origem do Frevo está associada à ocupação dos espaços públicos de Recife e Olinda e das relações sociais criadas nesses locais pelas bandas militares e suas rivalidades, escravos recém-libertos e a capoeira, a nova classe operária e sua inserção nos espaços urbanos. As denominações dos passos são até hoje associadas também ao universo do trabalho (alicate, serrote, tesoura, ferrolho, parafuso e martelo), em virtude das origens das agremiações na classe trabalhadora urbana.
 
A partir da organização dos trabalhadores urbanos, surgiram os Clubes Pedestres, hoje Clubes de Frevo, Os Clubes de Frevo, como os antigos Clubes Pedestres, conservam o uso de estandartes, insígnias e símbolos, mantendo as características do início da sua formação.
 
Em 2007, o Frevo foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão do IPHAN. No ano de 2012, o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife foi inscrito na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
Design de Superfícies | Frevo
Published:

Design de Superfícies | Frevo

Criação de kit de partes, módulos e patterns inspirados em uma manifestação cultural brasileira - Frevo.

Published: