Ana Carolina de Oliveira's profile

'‘Porque és o Avesso do avesso do avesso do avesso.’'


“Quando fotografamos, imaginamos uma futura platéia atenta composta em grande parte por nós mesmos. Idealizamos a maneira como gostaríamos de ser vistos no futuro… Olhamos fotografias como lembranças de épocas em forma de imagens,são lembranças de lembranças.”
 Vik Muniz.
  A série Verso, do brasileiro Vik Muniz,consiste em reproduzir fielmente por meio de esculturas os versos, avessos de obras de arte mundialmente conhecidas, como o Ateliê vermelho de Matisse e Abaporu de Tarsila do Amaral. Nesses versos,encontra-se a verdadeira historia que permeia essas obras,seus rótulos, selos, cicatrizes e marcas do tempo, além é claro da sua eterna viagem despercebida  aos olhos esfuziados pela pintura.
Buscando o imperfeito, a assimetria na simetria,acumulação de historias em recortes de tecido,idéia de que podemos sim nos mostrar como somos realmente, de que  imperfeição é historia e não deve ser apagada da memória. Os linhos dão a idéia de tempo,com seus amassados, vincos feitos sem querer pelo corpo, a organza de seda com toda sua estética perfeita é “sufocada” por uma simples tela de linho e a gaze da a transparência que causa medo, que liberta e aprisiona ao mesmo tempo.
Com formas geométricas  bem resolvidas a estética é graficamente limpa, porem  com uma cartela de cores intensa,com toques “sujos” de suavidade.
De uma forma simples, desprovida de grandes apetrechos e condições, é devedor do processo e historia que passou além de ser objetivo no desejo de trazer o real, o encantamento  verdadeiro ao olhar.
'‘Porque és o Avesso do avesso do avesso do avesso.’'
Published:

'‘Porque és o Avesso do avesso do avesso do avesso.’'

Projeto pessoal de Design de Moda feito com inspiração na série Verso, do artista plástico Vik Muniz.

Published: