Amanda Malves's profileCamila Fernandes's profile

APP || PoaClean

PoaClean
-
 
Devido ao acúmulo de lixo nas ruas pela falta de informação dos horários e dias que as coletas (orgânica e reciclável) passam nas ruas, as pessoas acabam misturando os dois provocando um volume acima do normal de lixo, o que deveria ser distribuído durante a semana acumula em um dia. Com a separação de lixo sendo feita corretamente a conscientização é promovida e diminuiu a extração de matéria prima.
 
Por esse motivo eu e minha colega Camila Fernandes focamos nesse problema para elaborarmos um aplicativo para aparelhos móveis com o sistema operacional Android, IOS e Windows para a coleta seletiva e orgânica do lixo para o Bairro Central da cidade de Porto Alegre/RS.
 
E para isso elaboramos um sistema onde a localização do endereço, informado por um cadastro feito pelo usuário, vai gerar uma lista com os horários e os dias que as coletas passam.
 
Definir Personas
 
Definir personas é importante pelo fato de ajudar a entender melhor o público alvo e traçar melhor as táticas para chegar até esses consumidores.
 
Escolhemos 3 personas principais para demonstrar os principais tipo de clientela que o aplicativo terá. A primeira persona, Elisa, sendo jovem, mulher, 24 anos, trabalha, estuda e por ter pouco tempo disponível o fácil acesso do dispositivo ajudará na hora do descarte de seu lixo. A segunda persona, Maria, casada, funcionária pública, mãe, tendo o aplicativo, ajudará a se organizar e saber quando e onde fará o descarte correto. E por último, a terceira persona, Yan, homem, casado, e com necessidade, também, de saber o momento certo de deixar seu lixo, demonstrando que o público masculino também deve ser considerado nessa escolha de personas.
Funcionalidades do Produto
 
Nessa etapa foi feita análise da funcionalidade geral do aplicativo, sinalizando todas as etapas que constará nas telas do aplicativo desde a tela inicial as configurações. Isso nos ajuda na organização dos conteúdos que constará nas telas e na montagens dos layouts.
Wireflows
 
Ao efetuar a funcionalidade do produto conseguimos montar um wireflow adequado, onde suas etapas de funcionalidade são detalhadas, podendo visualizar bem suas funções e a dinâmica que o aplicativo fornece.
 
Logotipo
 
Optamos por uma Identidade Visual simplificada com cores chapadas para opter contraste e legitibilidade para o logotipo. Que foi criado buscando a iconização de uma lixeira deixando claro do que se trata o aplicativo juntamente com uma tipografia orgânica humanizando a marca.
Cor
 
 
Tipografia
 
A fonte utilizada como base para a criação do logotipo foi a Pacifico (Pacifico Regular). Procuramos uma tipia mais orgânica para se adequar melhor a proposta do aplicativo, ficando mais humanizada e atraente sem deixar de lado a legibilidade e a boa leiturabilidade. 
Ícones
 
Optamos por ícones com cores chapadas para se adequar a identidade visual da marca tendo como estilo o flat, completamente cheios e com traços grossos e iguais ficando todos uniforme e criando uma família de ícones para a marca.
Criamos os 4 ícones tendo como base um gride modular de 3x3 módulos. Onde irão constar no munu do aplicativo ajudando na associação e percepção das opções.
Lixo orgânico
Lixo seco
Lembrete
Configuração
Montagem dos Layouts
 
Após termos seguido as etapas de Reconstrução e Identidade elaboramos as telas para o aplicativo seguindo o que foi estudado nas etapas anteriores do projeto. Assim, conseguimos montar um layout com funcionalidade adequada e boa estética para o usuário.
Após todas as etapas concluídas montamos o protótipo simulando sua funcionalidade como o usuário estaria manuseando. 
Segue o link abaixo para visualizar e interagir.
Por
-
 
Amanda Malves
Camila Fernandes
APP || PoaClean
Published:

APP || PoaClean

Projeto realizado em dupla com a colega e Designer de Produtos Camila Fernandes na cadeira de Ergonomia do Curso Design Gráfico/Produto. Onde o o Read More

Published: