Gabriel Oliveira's profileBela Bordeaux's profile

Tenho Dois Papais - Campanha de Crowdfunding

Gestão de Marca | Planejamento Digital | Produção de Conteúdo | Mobilização Social
O PROJETO
O projeto final de Bela Bordeaux’s  em sua graduação em Design Gráfico, em 2012, foi um livro infantil chamado Tenho Dois Papais. Ele foi feito para pessoas de 3 a 6 anos, mas também para os adultos que cuidam dessas pequenas pessoas. Ele nasceu de uma demanda crescente de discussões a respeito do tema diversidade e família. Com o casamento homoafetivo sendo possível desde 2011, adoção por estes casais – que já era uma realidade – começa a ser cada vez mais discutida. O projeto nasce para levar o tema para toda as famílias. 



CROWDFUNDING
Em 2014, depois do projeto ser publicado na plataforma Beheance e recebido com interesse espontâneo em mídias sociais, o projeto começou a ganhar corpo para levar a frente sua discussão. Antes de publicar o livro físico, foi criada uma Fanpage no Facebookpara interagir com o público e compartilhar conteúdo sobre família e diversidade.

No ano de 2015, juntamos um time multidisciplinar para trabalhar em uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse, para financiar a publicação independente do livro.
Animação da Introdução do Video: Gabriel Oliveira. Edição de Imagens: Bela Bordeaux. Captura: Felipe Bastos.


Nosso Time




Página de Crowdfunding



Nosso Público
A experiência com a página de facebook durante o ano anterior à campanha trouxe um entendimento profundo sobre quais as pessoas com as quais estávamos conversando.

Em primeiro lugar, o assunto não era somente atraente para casais do mesmo gênero e suas famílias, mas para formações diversas de famílias, como pais e mães solteiros e famílias unidas por casamentos de pessoas com filhos. Todas essas famílias se sentiam representadas de algum modo pelo livro. Em segundo lugar, o livro possuía uma atração forte para jovens pessoas LGBTQ, em sua maioria em idade universitária, que sonhavam em formar suas famílias no futuro e viam o livro como forma de educar pessoas ao seu redor. Em terceiro lugar, identificamos um interesse inesperado de jovens pais de famílias de formato então chamado “tradicional”, mas que desejavam educar suas crianças para diversidade. A campanha abordaria o livro, então, não somente como um produto, mas como um produto para mudança social, bem como um manifesto político destinado a unir minorias.



Abordagem de Conteúdo
Juntamente com a abordagem política, o conteúdo também foi pensado para se destacar de outras iniciativas militantes que focavam em questões LGBTQ. Um processo de benchmark mostrou uma inclinação geral de tom de denúncia que destacava fatores negativos que precisavam ser mudados. Para criar um contraponto e diferenciar a campanha, todo o conteúdo seria abordado em um modo sutil e positivo, destinado a destacar o que existe de bom e desejávamos nutrir e reforçar com o Tenho Dois Papais.





PONTOS DE CONTATO
Usando a já existente Fanpage no Facebook como espinha dorsal da campanha, continuamos compartilhando o conteúdo usual juntamente com chamados para apoio à campanha. Também usamos um perfil de Istagram e um site como pontos de contato segundários, todos direcionando à página de apoio no site Catarse.me.
Também fizemos um forte movimento em contatar a mídia local, que se escalonou em uma maior cobertura espontânea. Também contatamos diversas figuras públicas para apoio, tendo o projeto divulgado na página do deputado federal Jean Willy’s.
Para levar o projeto além do mundo digital, também fomos às ruas em uma ação durante a Feira Grátis da Gratidão, em Belo Horzonte. Nesse evento que juntava iniciativas de troca de produtos e presentes, nossa equipe criou um varal com adesivos da campanha que foram trocados pela definição de cada pessoa sobre o que é família.
Images and Edition by Felipe Bastos.


RESULTADOS
O objetivo financeiro da campanha foi batido em 133% em seu último dia, contando com mais de 400 apoiadores por todo o Brasil e em lugares no exterior. Juntamente com isso, o livro recebeu cobertura nacional na mídia digital, bem como impressa e rádio. A fanpage no Facebook teve um crescimento de mais de 100% de engajamento orgânico.

O livro foi lançado no dia 6 de Agosto – logo antes do dia dos pais – com uma mesa de discussão com a autora e a entrega de recompensas, juntando mais de cem pessoas no Museu das Minas e do Metal na Praça da Liberdade.
Open discussion and booksigning on the launching of the book.
O livro continual à venda em nosso site, e continuamos a interagir com o público através de nossa página no Facebook, alimentando a discussão sobre diversidade e família.
Tenho Dois Papais - Campanha de Crowdfunding
Published:

Tenho Dois Papais - Campanha de Crowdfunding

Campanha de Crowdfunding para publicação independente do livro Tenho dois papais, organizada como uma afirmação política sobre diversidade, igual Read More

Published: