Jefferson Silva's profileRoberto Dutra's profile

TriDesk | Mesa Multifuncional

____________________________________________________
 
 
 
 
Contexto
Nos últimos anos vem crescendo o número de pessoas que optam por exercer seu trabalho na própria casa (home office), sendo que, esta nem sempre possui um espaço adequado devido as suas dimensões e espaço disponível. Residindo muitas vezes em apartamentos, onde tudo é feito sob medida, a dificuldade de encontrar um mobiliário que se adeque a ambientes diversos acaba por vezes tornando-se um empecilho para esses usuários. Tendo como público principalmente jovens no início de carreira, o projeto é voltado para usuários diversos que buscam uma solução simples para solucionar um problema do seu cotidiano, sem que seja necessário grandes mudanças no seu ambiente residencial.
 
____________________________________________________
 
 
 
 
Geração de alternativas
Creation
 
____________________________________________________
 
 
 
Conceito
O projeto teve como objetivo desenvolver um mobiliário que atendesse a essa demanda, buscando facilitar a inserção do mesmo em ambientes distintos, que necessitassem de uma versatilidade no uso. Através da temática minimalista e tendo como base os 10 princípios do bom design, segundo Dieter Rams, era preciso integrar o ambiente de trabalho (escritório), com o ambiente doméstico, sem que o segundo perdesse suas características. De maneira simples e objetiva, buscou-se integrar a necessidade de um ambiente amplo de trabalho, com a facilidade de acomodação quando não utilizado, buscando otimizar a utilização do espaço.
 
Além dos demais requisitos, outro ponto importante para o desenvolvimento do mobiliário dizia respeito as recomendações ergonômicas. O produto precisava ser concebido visando a utilização de uma maior quantidade de usuários possíveis, independente de suas características. Para isso, foi utilizado como referência o percentil 80, onde usuários mais altos podem acomodar as pernas abaixo da mesa e usuários mais baixos podem regular o assento de cadeiras na altura desejável.
 
Como o espaço seria adequado para indivíduos com as pernas longas, a altura também foi importante para a aproximação de cadeirantes, tornando- se fundamental para a inserção dos demais usuários.
____________________________________________________
 
 
Produção
Production
 
____________________________________________________
 
 
Características
Para o desenvolvimento do produto, foi preciso levar em consideração algumas restrições. O material utilizado para a confecção era limitado e o tamanho do produto deveria ficar dentro de uma margem estipulada.
 
Intitulado TriDesk, o mobiliário se caracteriza por ser multifuncional possibilitando a utilização de diversas maneiras, tornando-o adaptável a ambientes distintos que necessitem de mesa ou balcão. Visando usuários que buscam agilidade e facilidade, TriDesk atende a especificações ergonômicas no que diz respeito a espaço para aproximação (altura e largura) em sua mesa, além do espaço para acomodação de objetos e utensílios necessários para trabalho.
 
Quando não necessário, a mesa pode ser recolhida, otimizando o espaço do ambiente, tornando o móvel também uma peça de decoração para o cômodo. O usuário tem a possibilidade de utilizar o balcão para organizar seus objetos de maneira que fiquem perto de seu alcance, além de um compartimento sobre a mesa que possui espaço suficiente para acomodar um notebook e demais utensílios de trabalho, deixando a mesa livre quando não for utilizada. O produto não tem um lado correto de uso, o que o torna de fácil adaptação seja qual for o lado escolhido, ficando a critério do usuário essa escolha. Outra possibilidade é a utilização em locais mais amplos, onde a união de dois produtos pode compor o ambiente sem necessidade de modificações na sua estrutura, apenas dispondo-os de forma a criarem unidade entre si.
____________________________________________________
 
 
 
Especificações técnicas
Dimensões da prateleira - 123cm X 71cm X 50cm
Dimensões da mesa - 130cm X 81cm X 50cm
Materiais
MDF - Espessuras de 30mm, 18mm, 12mm, 6mm.
Parafusos - Comprimento de 45mm, 30mm, 15mm.
Peças funcionais - Eixo plástico, 2 rodízios e 2 dobradiças
 
 
 
 
 
Projeto desenvolvido em conjunto com os colegas Bruno Mazhui e Roberto Dutra,
com a orientação do Prof. Me. Juan Felipe Almada.
 
3º colocado no 10º Salão Jovem Designer
 
 
Obrigado pela visita! :D
TriDesk | Mesa Multifuncional
Published:

TriDesk | Mesa Multifuncional

Projeto desenvolvido para a disciplina de Modelagem II do curso de bacharelado em Design da Universidade Feevale. A proposta era criar e produzir Read More

Published: