CONCEITO
 
Projeto resultante da pesquisa de iniciação cientifica desenvolvida durante minha graduação em Design de Produto na UNESP Bauru, com orientação do Prof. Dr. Tomás Queiroz Ferreira Barata.
 
A pesquisa consistiu no estudo de técnicas de fixação para o empilhamento de peças de madeira serrada de reflorestamento sem uso de adesivo.
O estudo visava à possibilidade do emprego de planos de madeira maciça no projeto de mobiliários públicos resistentes, ergonômicos e que aplicassem conceitos de sustentabilidade em sua produção.
 
 
 
 
MATÉRIA-PRIMA
 
A pesquisa ainda contou com uma parceria com o Instituto Florestal de São Paulo, que disponibilizou a matéria-prima para a realização dos estudos, vinda da Floresta Estadual de Pederneiras. A utilização de matéria-prima proveniente da própria região potencializa o viés sustentável do projeto. A quantidade de energia gasta no transporte do material durante os processos de beneficiamento é muito baixa, uma vez que as distancias entre os postos de processamento são muito pequenas, resultando em um baixo impacto ambiental.
CADEIA PRODUTIVA
 
O banco Liga foi concebido como objeto de estudo e parte fundamental da pesquisa.
Para a realização de um projeto consciente foi realizada a caracterização da matéria-prima disponível, na qual foi possível observar as dimensões e particularidades das peças, além da análise de toda cadeia produtiva envolvida neste projeto.
DESENHO
 
Com base nestes dados foi possível a elaboração do desenho do banco Liga.
Um móvel resistente para áreas públicas que possibilitou o estudo de técnicas de empilhamento, além de favorecer a composição de um assento ergonômico e confortável.
PRODUÇÃO
 
Por fim, foi realizada a produção de dois protótipos em escala real do modelo projetado.
Os pés foram constituídos por peças de madeira empilhadas, sendo que cada pé foi fixado utilizando uma técnica diferente.
 
Esta produção possibilitou uma analise qualitativa a cerca dos atributos de cada uma das técnicas de fixação, podendo observar as técnicas com maior qualidade de acabamento e as que geram maior estabilidade dos planos.
PROTÓTIPOS
 
Durante a produção dos protótipos foram coletados dados como o tempo gasto e o resíduo gerado em cada máquina utilizada.
Este levantamento auxiliou na analise posterior do móvel, a fim de visualizar os conceitos de sustentabilidade que puderem ser aplicados no projeto.
Para maiores informações o relatório final da pesquisa está disponível no link:
Agradecimento especial a todo o pessoal do Projeto Muda Design pelo apoio constante, ao Professor Barata pela orientação, ao LDMP pela estrutura, à EEB de Bauru pelo auxílio e à PROPe pela confiança.
Banco Liga
Published:

Banco Liga

Liga é um mobiliário público resistente, ergonômico e com aplicação de conceitos de sustentabilidade em seu desenvolvimento. O projeto é resulta Read More

Published: