Retrolley | Airbus Fly Your Ideas 2015 Runners-Up

This project focuses on the passenger waste management problems identified in many independent studies and
also during our own research with a variety of airline stakeholders, especially issues related to recycling. We've found that even though most of the material collected during ights is composed of recyclables, only a minor percentage of airline waste gets recycled due to logistics, interest conflicts, and regulation problems. 
Todo ano, milhares de toneladas de lixo aéreo são descartadas sem nenhum tipo de reciclagem. Além disso, o recolhimento do lixo durante o vôo é feito de maneira desorganizada e inconveniente. O problema já é assunto na mídia há um tempo, mas propostas para resolvê-lo são poucas, já que nenhuma das partes deseja assumir a responsabiliade por ele.

Neste conceito, é possível separar o lixo orgânico do lixo reciclável; separar e empilhar copos de plástico, reduzindo em 30 vezes o volume ocupado; despejar líquidos em um compartimento adequado, e ainda compactar manualmente em 30% o volume do lixo no compartimento principal.

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Projeto de Produto 4 do curso de Design da FAUUSP, juntamente com o grupo Denise Ikuno, Lucas Marques Otsuka, Liana Maki e Tadeu Kendy.
Guidão regulável facilita o caminhar dos comissários, e serve como alavanca para a compactação.
A porta dianteira se abre, expandindo o volume interior da lixeira
Copos empilhados ocupam cerca de 30 vezes menos volume, e o líquido separado facilita sua reciclagem
A compressão é totalmente manual, através da alavanca. Como o lixo das refeições (embalagens plásticas e guardanapos) tem muito volume mas baixa densidade, o esforço para a compactação é mínimo.
Um amassador de latinhas de alumínio acionado por um pedal prepara este material direto para a reciclagem
Retrolley | Airbus Fly Your Ideas 2015 Runners-Up
Published:

Retrolley | Airbus Fly Your Ideas 2015 Runners-Up

A garbage trolley concept for airlines. It separates and compacts trash, reducing volume and eases the recycle process. Trabalho desenvolvido pa Read More

Published: