Erlan Carvalho's profile

Alice no Sertão das Maravilhas | TCC



Baseado na Obra de Lewis Carroll
Texto e imagem por Erlan Carvalho






DIABEISSO?
[RESUMO]

"Alice no Sertão das Maravilhas” é uma obra literária adaptada, baseada no livro “Alice’s Adventures in Wonderland” escrito pelo autor inglês Lewis Carroll e ilustrado por John Tenniel, e tem como objetivo difundir a cultura nordestina explorando as novas ferramentas e plataformas editoriais, além de investigar o papel do designer como autor. 

Todos os personagens, com exceção de Alice, foram substituídos por equivalentes brasileiros, assim o Chapeleiro se torna o Cangaceiro Aluado, o Coelho Branco é substituído pelo Tatu Galego e o caso final não trata do roubo de tortas, mas sim de tapiocas.

Orientação André Ramos
Co-orientação Nair de Paula


Trabalho de conclusão de curso
pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2014.2






ALICE ENVEREDOU PELO SERTÃO
[SOBRE A ADAPTAÇÃO LITERÁRIA]

A relevância da obra de Carroll, bem como sua estrutura literária foram as razões da escolha deste livro como base para o trabalho. Me apropriar do texto permitiu canalizar esforços nas pesquisas e equivalência dos personagens. A familiaridade com o universo nonsense do autor britânico cria paralelos e comparações com a obra adaptada pra o nosso sertão, tornando “Alice no sertão das Maravilhas” um estranho familiar.    






O NORDESTE EM TEXTO E IMAGEM
[REFERÊNCIAS DO CORDEL]

O cordel veio para o Brasil junto com os portugueses em meados do século XIX e recebeu este nome por ser comercializado pendurado em cordames. A região nordeste é o maior expoente deste tipo de literatura, seus livretos abordam temas cotidianos, fatos históricos, lendas e muitos outros assuntos que não raro são lidos em voz alta nas praças e feiras para atrair a freguesia.

Em uma região carente de recursos, o cordel assume um papel de entretenimento e informação.
As capas impressas em xilogravura e os textos escritos em verso seguindo os formatos de sextilhas ou quadras são aspectos latentes deste formato que foram introduzidos na adaptação através da estética das ilustrações e dos poemas recitados pela Alice sertaneja respectivamente.




   
EQUIVALÊNCIA DOS PERSONAGENS

Antes de iniciar as pesquisas, cada personagem foi examinado detalhadamente: quais capítulos aparecia,
com quais personagens interagia, suas características físicas e comportamentais, etc.

O Rei de Copas, por exemplo, deveria ser substituído por uma figura poderosa, mas que seja submisso às vontades da sua companheira. Além de levar em conta tais características, a força da representação gráfica de cada personagem não poderia deixar a desejar.




ALICE[ALICE]
Alice é retratada como uma menina tipicamente nordestina, morena, com seu vestido rendado e um par de alpercatas. Mantém muito das características da Alice de Carroll, mas a pequena sertaneja é um pouco mais explosiva e tem sempre uma resposta na ponta da língua.



TATU GALEGO[WHITE RABBIT]

O coelho branco é representado pela figura do tatu galego, um tatu-bola-da-caatinga (Tolypeutes tricinctus) vestido a caráter com suas roupas de couro de vaqueiro, aparece tocando seu berrante durante o julgamento.
Um cantor nordestino, Galego Aboiador, foi a inspiração para o seu vestuário.
Mantém as características excêntricas do coelho branco, principalmente sua pressa.



CORONEL E SUA SINHÁ[KING AND QUEEN OF HEARTS]

Coronel e sua sinhá formam o casal que representa as oligarquias latifundiárias do período do Coronelismo.
Assim como no conto original, a mulher é quem manda na relação, e ele está sempre à procura de aprovação da sua companheira antes de tomar qualquer atitude. O vestuário do coronel é composto por trajes finos, de alfaiataria.
Além do terno e gravata, uma bengala completa o figurino, sinal da sua idade já avançada. A sinhá do coronel se apresenta com um vestido simples, mas elegante. Assim como a rainha de copas, está um pouco acima do peso. Em seus dois pulsos carrega pulseiras de pérolas e em uma das mãos seu leque, para espantar o calor dos sertão.



CANGACEIRO ALUADO [THE HATTER]

O personagem de Carroll é inspirado no ditado popular “Mad as a hatter”. O mercúrio utilizado na confecção dos chapéus era inalado pelos chapeleiros, causando graves problemas neurológicos. O cangaceiro aluado tem sua condição avariada por uma bala alojada na cabeça, que recebeu durante seus anos de cangaço. Possui óculos semelhante aos de lampião e cabelos revoltos, seu chapéu com símbolo de lua lhe foi dado assim que ele entrou no cangaço: momento onde também recebeu seu “vulgo”, Aluado. Segundo a tradição do cangaço, quando um membro morria, seu vulgo era passado ao próximo cangaceiro que entrasse em seu lugar, assim morre o homem, mas não morre o nome.




GATO GAIATO [CHESHIRE CAT]

O gato listrado dá lugar a um gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus) que é pintado. Assim como o gato enigmático do história de Lewis Carroll, o gato gaiato consegue desaparecer na hora que quer. É muitas vezes confundido com um gato doméstico por conta do seu porte, quando não passa de um animal selvagem. A palavra gaiato é bastante utilizada no nordeste para se referir à pessoas que gostam de pregar peças, assim como este gato-do-mato.



BOI SOLAR [MOCK TURTLE]

Assim como a Tartaruga falsa tem sua origem em um prato, a “Mock Turtle Soup”, um prato que parecia sopa de tartaruga, mas era feita a partir de miúdos de vaca, como a pata e orelha, na adaptação o Boi Solar é apresentado à Alice como o ser que dá origem à carne de sol. Trata-se de um boi alegórico, como os vistos nas festividades de bumba meu boi do maranhão e outras localidades do nordeste. O Boi Solar carrega as fitas e adornos das fantasias de bumba meu boi, com uma grande figura de sol em seu lombo.




CARCARASNO [GRIPHON]

A figura fantástica ilustrada por Tenniel, possui dorso e membros inferiores de cavalo
e cabeça e membros superiores de águia. Para criar uma figura equivalente, um carcará e um burro foram fundidos dando origem ao Carcarasno.





VERSÃO IMPRESSA

Serviram como inspiração para capa e sobrecapa, as primeiras edições de “Alice’s Adventures in Wonderland” e o box com as duas obras “Alice’s Adventures in Wonderland” e “Through the Looking-Glass”, que são os formatos mais conhecidos da publicação.

As capas dos cordéis aparecem em duas referências neste formato: nas sobrecapas, impressas em papel colorido e nas entradas dos capítulos, que possuem uma guarda de cores vivas e luminosas, fazendo com que o livro se assemelhe a uma coleção de 12 livretos, um para cada capítulo.






MANIPULAÇÃO DA VERSÃO IMPRESSA




AMOSTRA DO PRIMEIRO CAPÍTULO







VERSÃO PARA E-READERS

O projeto gráfico para o livro impresso seguiu quase inalterado na versão .mobi, a única adaptações necessária foi a retirada das cores de fundo das entradas dos capítulos. 

A formatação do livro possui quebra de páginas para as entradas dos capítulos e ilustrações, mantendo um ritmo de leitura semelhante ao livro impresso.

Em paralelo a versão pra leitores digitais, surgiu a idéia da criação de um arquivo de dicionário - "Dicionário Alice de Nordestinês" - onde os termos e gírias típicas da região do semi-árido teriam as suas definições disponíveis para consulta mesmo quando ausentes do dicionário padrão do kindle.





Folha de rosto em sua versão para dispositivos kindle.
 
 
 
 
Entrada de capítulo na versão para dispositivos kindle
 
 
 
 
Consulta no Dicionário Alice de Nordestinês
 
 
 
 



VERSÃO MOBILE [IOS E ANDROID]

A versão para dispositivos móveis seria disponibilizada em forma de aplicativo, em função dos recursos que este formato apresenta em confronto com os livros digitais com os quais estes dispositivos são compatíveis.

Foram criadas animações em loop para as entradas dos capítulos. Já as ilustrações aparecem tanto em animações em loop quanto em versões interativas, que fazem alusão aos livros pop-up em seu esqueumorfismo.






Página de entrada do segundo capítulo, animada em loop
 
 
 
 
Alice caindo no açude de prantos, ilustração animada em loop
 
 
 
 
Alice espichando o pespoço, Ilustração interativa. 
Ao tocar e arrastar a área da seta, o leitor aumenta ou dimunui o pescoço da personagem.
 
 
 
 
Sumiço do gato gaiato, ilustração interativa
Simulando tiras de papel, o desenho do gato vai sendo ocultado conforme a "tira de papel" é movida







Este projeto foi escrito e ilustrado com muito carinho e verdade.
Espero que gostem e que em breve Alice possa estar nas prateleiras e dispositivos de muita gente!

OBRIGADO!










Alice no Sertão das Maravilhas | TCC
Published:

Alice no Sertão das Maravilhas | TCC

Obra literária baseada em "Alice Adventures in Wonderland", Texto e Imagem por Erlan Carvalho. Trabalho de conclusão de curso pela Universidade F Read More

Published: