O projeto “Guarantã” foi pensado, inicialmente, com o objetivo de auxiliar a população que faz uso das plantas medicinais e que utilizam smartphone a se informarem a respeito de plantas medicinais e seus usos. Um aplicativo seria criado contemplando receitas simples, localização das plantas, informações sobre o projeto, etc.
 
No MENU inicial, o usuário contaria com os seguintes caminhos e funcionalidades: “ENFERMIDADE” (seleção de parte do corpo e posterior indicação da planta medicinal, localização, foto de alta definição e preparo para ingestão), “PLANTAS” (lista de plantas disponíveis no projeto e informações sobre cada uma), “COMO CHEGAR” (parceria com o aplicativo GMAPS que indica o trajeto que o usuário deve fazer para alcançar o local, bem como o fornecimento de endereço, e-mail e telefone), “QR CODE” (mecanismo de digitalização de código que encaminha o usuário para a página da planta medicinal em questão), “SOBRE O PROJETO” (informações, esclarecimentos e formas de comunicação com os responsáveis pelo projeto) e “INTERAÇÕES” (lista de plantas disponíveis e posterior interações possíveis das plantas medicinais e medicamentos alopáticos).
 
O projeto do aplicativo atuaria juntamente com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) que já conta com uma pesquisa acerca do uso de plantas medicinais pela população local. Assim, não só a população, mas professores e alunos de iniciação científica seriam beneficiados. Futuramente, com o sucesso do trabalho, os objetivos e dimensões seriam aumentados.
Guarantã
Published:

Guarantã

Criação de um aplicativo que auxiliria a população de Ouro Preto no reconhecimento das plantas medicinais, os usos corretos e benefícios.

Published: