Mariana Cassilha Stival's profile

2º Lugar ABAP ∙ Requalificação da Praça Zacarias

Do esquecimento à reflexão - Requalificação da Praça Zacarias, Curitiba - PR

 
 
Projeto apresentado no 3º Congresso Internacional ABAP - Arquitetura Paisagística Contemporânea ∙ Setembro, 2013.
Curitiba, PR - Brasil
 
Autores: Maria Clara Iura Schafaschek e Mariana Cassilha Stival.
Rua Marechal Deodoro, esquina com a Alameda Dr. Muricy
Memorial Justificativo
 
Analisando o contexto urbano onde está inserida a Praça Zacarias, percebe-se a abundância de pontos de concentração de transportes públicos e outros pontos de interesse comerciais e institucionais. Portanto, a proposta de remodelação da Praça Zacarias sugere que a praça torne-se uma referência urbana, criando visuais convidativas a partir de todo o seu perímetro, mas em especial de suas esquinas. Isso porque as esquinas dessa praça são extremos dos eixos transversais que marcam o grande fluxo de pedestres proveniente dos terminais da Praça Rui Barbosa, aqueles que procuram taxis na praça, e dos pedestres que saem da Marechal Deodoro para a XV.
O projeto procura incitar a reflexão sobre a problemática dos rios nos grandes centros urbanos, utilizando-se de metáforas que se incorporam ao desenho do espaço. O desenho do piso tem origem na conformação das bacias do estado do Paraná. A bacia do Rio Iguaçu, onde localiza-se Curitiba, está ao centro e destacada por uma cor diferente da paleta em tons de cinza utilizada para as demais.
 
O equipamento urbano proposto  faz alusão aos vales por entre os quais passaria o rio Ivo, antigamente parte da paisagem urbana de Curitiba. A topografia eleva-se e dá lugar a um bicicletário, um café e um espaço cultural destinado a X no subsolo. Essa casca de concreto revestida por EPDM gera um espaço para permanência e atividades diversas – de manifestações políticas à pratica do skate. No encontro entre os supostos vales, surge um Guapuruvu, representante da mata ciliar que alí deveria existir. Para essa árvore convergem as guias de drenagem que percorrem os patamares e o piso da praça.
 
No subsolo, a reflexão torna-se explícita, através de um memorial: Os rios, uma vez utilizados em fontes e chafarizes, hoje estão na sua maioria canalizados, escondidos e depravados, alheios à cidade da qual se tornaram despejo. Poluídos e inúteis ao consumo humano, em sua porção urbana, rios como o Ivo, que passa sob a Marechal, deveriam tornar-se limpos e ter suas margens reestabelecidas para o bem das gerações futuras, a qualidade da vida da população e, sobretudo, a diminuição da pegada ecológica provocada pelo grande centro urbano, a cidade de Curitiba.
Planta de piso - esquemática  |  Drenagem - esquemática  |  Simplificação das formas
Travessa Oliveira Bello
A Travessa Oliveira Bello, conexão entre a Rua XV e a Praça, concentra elementos históricos, tais como a fonte, a presença de floriculturas e as palmeiras. Os quiosques que abrigam as floriculturas se localizam nos extremos e dão início a um pergolado que sustenta trepadeiras. O arranjo fornece sombra e torna agradável a permanência nos bancos sob ele. As espécies herbáceas foram escolhidas para que pelo menos uma delas esteja sempre florida, de acordo com as estações do ano. As palmeiras dispõe-se linearmente e amenizam a altura dos edifícios do entorno.
 
O piso vermelho em EPDM surge no centro da praça como um tapete para a sala de estar da cidade. Em todo o entorno, estendendo-se até o encontro com a paginação em petit-pavé da rua XV e com os blocos intertravados de concreto da calçada da Rua Marechal Deodoro, o piso é em concreto com agregados graúdos.
 
A iluminação é resolvida através de três formas diferentes: Postes de iluminação equipados com LED KDG-SL09001 que acompanham o perímetro das calçadas e iluminam sobretudo a calçada da Al. Dr. Muricy e o ponto de ônibus; Spots de chão IG-3IP são dispostos de maneira dispersa sobre a alameda e linearmente na Travessa Oliveira Bello; Fitas de LED no perímetro da superfície curva do bicicletário e café os transformam em caixa de luz durante a noite.
 
A abertura de uma pequena esplanada em frente à arquibancada servirá como espaço para feiras de fim de semana e de palco para apresentações artísticas e para as manifestações políticas de uma geração que se levanta cada vez mais forte e que não pode ser ignorada, numa contestação do beneficio de poucos e do suplício de muitos. Se hoje a nação chama os jovens dizendo “Vem pra rua, que a rua é maior arquibancada do Brasil”, dizemos a eles que eles podem usar a Zacarias como ponto de partida.
Planta de situação                                                                                                                                                                            Planta de situação noturna
Elevação I - Rua Marechal Deodoro                                                                                                                                                        Elevação II - Tv. Oliveira Bello
Elevação III - Alameda Dr. Muricy                                                                                                                                                            Elevação IV - Esplanada
Proposta de mobiliário
                         Floricultura e bancos - Tv. Oliveira Bello
                                               Lixeira  |  Ponto de táxi / ponto de ônibus turismo  |  Poste de iluminação
                                                                                Ponto de ônibus       
Detalhamento
Detalhe guarda-corpo
esc.: 1/5
 
 
Detalhe drenagem
esc.: 1/5
2º Lugar ABAP ∙ Requalificação da Praça Zacarias
Published:

2º Lugar ABAP ∙ Requalificação da Praça Zacarias

Projeto apresentado no 3º Congresso Internacional ABAP - Arquitetura Paisagística Contemporânea ∙ Setembro, 2013. Curitiba, PR - Brasil

Published: