Projeto proposto na disciplina de Arquitetura I (2º ano) da Universidade Federal do Paraná.
A proposta consistia na elaboração de três residencias com as seguintes condições:
 
- Somadas as casas deveriam ter 99m².
- Seu material deveria ser a madeira (o tipo da madeira ficaria a critério da equipe)
- Na área comum das três residencias deveria existir um espaço para uma fogueira 
- A cobertura de cada casa deveria ser com telhado jardim.
 
Cada casa era destinada a um irmão e suas respectivas famílias e devia atender as necessidades de cada um. Cada integrante do grupo era responsável por projetar uma das residências.
Os irmãos eram:
 
- Cervantes, Claudia, e a  filha de 5 anos Clara
- Lancelot (Cozinheiro) e seu marido Benjamin
- Morgana (Artista plástica)
 
O TERRENO 
 
O terreno situa-se em um bairro central da cidade de Curitiba, as margens do Rio Belém (mais extenso rio da cidade) e seu acesso se dá por uma ciclovia que acompanha o curso do rio. 
 
Sua topografia é plana, porém este se caracteriza por ser muito comprido e estreito.
O Projeto
 
Por encomenda do senhor Manoel, o projeto dessas três residências destina-se aos seus três filhos, com suas respectivas famílias: Cervantes, Lancelot e Morgana. São habitações de férias de inverno, cujo objetivo principal é favorecer a convivência dessa família nesse período de um mês que passam juntos.  A fim de garantir um maior conforto térmico dentro das habitações, toda a estrutura foi projetada em madeira, com um sistema de pilar e viga. Ainda para manter o interior das residências mais aquecido foi pensado em casas com telhado verde. Quanto ao espaço de convivência foi destinado a área central gerada pela implantação, com um espaço para refeições em conjunto e um outro para uma fogueira com lugar para sentar no entorno.
 
O exterior de cada casa é vedado por tábuas, da madeira do ipê, com encaixe macho e fêmea, na vertical, para evitar o acúmulo de água e possivel apodrecimento da madeira. Internamente o revestimento é feito por tábuas de araçá, também com encaixe macho e fêmea e na vertical; tal diferenciação entre os tipos de madeira interna e externa acentua e define a diferença entre o espaço interno e o externo.
 
As habitações proporcionam proteção aos seus usuários, um espaço para suas introspecções e momentos de repouso,  tão almejados nas férias. Os pátios internos são delimitados por cobogós da mesma madeira usada para o revestimento interno das habitações, para que dessa forma os usuários tenham a sensação de que esses pátios são extensões de suas casas. 
Unidade Lancelot e Benjamin
A unidade Lancelot é das três casas a que encontra-se mais ao centro da implantação. Isso se dá pois ela comporta o espaço comum interno entre as três casas: a cozinha.A casa configura-se como dois volumes retangulares conectados. 
 
No maior dos volumes está o banheiro pequeno e linear e a cozinha, aqui busca-se a visão da cozinha não só como o local de preparo do alimento, mas sim onde efetivamente ocorrem as refeições e também as reuniões em família.
 
Decorrente da profissão de Lancelot, cozinheiro, esta é a maior das cozinhas dentre as três unidades. Para que ela seja compreendida como um espaço comum e acessível a todos os moradores, encontra-se no centro da implantação assim como a casa que a abrange, fica no meio das outras duas casas.O espaço conta com um layout simples, uma bancada única e linear na parede sul, onde ocorre efetivamente o preparo do alimento, este é o local de trabalho de Lancelot. Além da bancada existe uma grande mesa, com capacidade para que até dez pessoas se acomodem.
 
A cozinha tem duas de suas três faces (norte e leste) com grandes aberturas para o exterior que ao abertas fazem com que ela se torne parte do grande deque que configura o espaço comum externo, deixando a possibilidade para que, transportando a mesa para fora, as refeições sejam feitas embaixo pergolado que faz a ligação desta unidade com a unidade Cervantes.
 
O retângulo menor é o quarto que também pode atender ao convívio da família servindo como uma sala. Este cômodo se liga, através de uma porta janela ao sul, ao pátio interno da casa e através da parede norte, que na verdade é uma porta de correr, ao deque de madeira externo, sendo assim também parte dele. 
Planta Baixa 1:25
Corte Longitudinal 1:25
Corte Transversal 1:25 e Construtivo 1:10
Etapas da Construção
Casa Mínima
Published:

Casa Mínima

Projeto desenvolvido para a disciplina de Arquitetura I no 2º ano de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná Read More

Published: