Amanda Zerbieli Nicaretta's profile

TETO: A mulher que Habita

TETO: A mulher que habita
Centro de Habitação, Conhecimento e Integração Social

Trabalho de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo 2023B | Univates
Orientação: Prof. Me. Guilherme Osterkamp
O centro Teto busca proporcionar cultura, ensino, segurança e moradia para as mulheres de Lajeado e, especialmente, para as mulheres egressas do sistema prisional. O projeto busca reaproveitar a edificação Casa Cometa de maneira a revitaliza-la utilizando planta livre, com divisórias leves e adicionando uma cobertura acessível para momentos de convívio e eventos, públicos ou privados. 

O setor educacional e cultural é um espaço flexível com o objetivo de proporcionar diferentes atividades e oficinas. Conta com espaço de recepção, salas de oficina manual e informática, sala multiuso e espaços de apoio. As atividades serão voltadas não só as mulheres egressas alocadas no centro como também qualquer outra mulher da cidade e região. Essas atividades buscam potencializar e proporcionar qualificações pessoais a fim de possibilitar a estabilidade financeira, empoderamento e integração social. O espaço aberto foi definido a partir de um estudo, levando em consideração a Praça da Matriz, os acessos e conexões que os vazios urbanos proporcionam no terreno, assim, essa nova praça conecta diferentes públicos da cidade e também ambas edificações propostas, possibilitando maior fluxo de pessoas pela área central da cidade, hoje vista de maneira perigosa e “abandonada”. 

A área residencial, dentro de todo o centro, é o único setor de funciona de forma independente e consiste em apartamentos, de três tipologias distintas a fim de garantir maior flexibilidade de alocação de diferentes perfis, com mais ou menos pessoas partilhando o mesmo apartamento, e a lavanderia de uso coletivo. Esse setor tem como objetivo garantir o direito a moradia das mulheres egressas durante o período necessário para formação profissional e estabilidade financeira. O prédio reúne apartamentos com diferentes tipologias divididos em uma barra com dois pavimentos, sendo o térreo reduzido por conta da topografia. Os apartamentos foram dispostos de forma linear com estratégias para melhor aproveitamento do solo e de iluminação e ventilação natural. Todo o centro busca a dinâmica de proporcionar um ciclo para as mulheres, oportunizando empregos administrativos, café, manutenção e espaços para trabalhos diversos e também assegurar um valor de aluguel compatível à realidade das mulheres.
TETO: A mulher que Habita
Published:

Owner

TETO: A mulher que Habita

Published: