Camila Fontes's profile

Textos | Redações.

                                                             TEXTO JORNALÍSTICO E PUBLICITÁRIO.          
 
      A comunicação pode ser tratada em diversos aspectos, uma das grandes formas de se comunicar é a escrita e, com ela, existem diversos tipos de textos. Em nossa disciplina, comunicação social, lidamos com textos publicitários e jornalísticos. Pontuaremos as principais diferenças e as semelhanças deles a seguir…
      A começar pelo texto publicitário que tem por objetivo de seduzir o leitor e convencer o consumidor.  Só a um intuito: vender uma ideia. Trata-se de uma mudança de comportamento, temas sociais, temas tecnológicos, uma nova perspectiva sobre algum acontecimento ou a escolha de um produto. O texto publicitário lida com o psicológico do público, ele provoca emoção, sentimentos, pode ser engraçado e até mesmo bizarro. Não precisa se preocupar com equilíbrio, nem mesmo só com a verdade.  A publicidade cria uma nova realidade, uma fantasia, não há uma preocupação com fatos históricos, uma verdade absoluta, nada disso… ela cria algo diferente.
      Devido a grande desconfiança do público, a publicidade muitas vezes não tem tanta credibilidade, a publicidade só quer ser lembrada, ela precisa "marcar território", despertar medo na concorrência e desejo no público. Não há tanta preocupação com a verdade ao pé da letra, há uma preocupação em "hipnotizar" o público.
     Já o texto jornalístico é narrativo, constrói uma historia uma tese, há uma preocupação com a verdade, há um compromisso com o leitor. O jornalismo informa, e a credibilidade é algo a conquistar sempre. Ele forma opiniões e gera discussões, estimula o senso critico por isso deve haver uma grande compromisso com a verdade, da parte do jornalista. O Jornalismo é imparcial, impessoal e formal. Normalmente o texto jornalístico é dividido em quatro fases: pauta, apuração, redação e edição. E a verdade deve ser sempre o "foco" do jornalismo.
      O comum entre os dois é a necessidade de comunicar algo a alguém, não só o que acontece ao redor, mas também o que há de novo no mercado, o que há acontece no mundo, comportamento das pessoas, o que pode facilitar ou não nossas vidas. Há um compromisso com o público das duas partes: a informação.
 
Proposta de redação sugerida pela professora de Português.
Redação: Camila Fontes
 
Textos | Redações.
Published:

Textos | Redações.

Acervo de textos.

Published: